Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim)
DOI:
https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812Palabras clave:
Educação religiosa, Educação laica, Durkheim, Dispositivo pedagógico, Sintoma social, DominaçãoResumen
Defensores da educação laica e da educação religiosa têm marcado suas diferenças quanto à moralização infantil através dos efeitos que atribuem aos conteúdos da educação. O dispositivo de moralização laica do qual o discurso durkheimiano é sintoma permite formular a hipótese de que a relação entre os dois dispositivos pedagógicos pode ser de complementaridade e não de oposição.
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Publicado
1990-07-07
Número
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Projeto de Pesquisa
Licencia
Derechos de autor 1990 Tempo Social
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Cómo citar
Fernandes, H. R. (1990). Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim). Tempo Social, 2(2), 165-186. https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812