Uma sociologia das obras de arte é necessária e possível?
DOI:
https://doi.org/10.1590/ts.v10i2.86782Palabras clave:
Teoria do valor, Sociologia das obras de arte, Função metassocial, Energética socialResumen
Examinando a questão da sociologia das obras de arte à luz da teoria do valor de Durkheim, o artigo procura mostrar que a obra de arte, longe de ser somente determinada pelo social, exerce, ao contrário, um papel fundamental na sua transformação. Enquanto algo que pode interessar ao sociólogo, a obra de arte nunca simboliza o social, mas o ressimboliza, e, neste sentido, ela tem um caráter metassocial.
Descargas
Referencias
DURKHEIM, Émile. (1951a) Jugements de valeur et jugements de réalité. In: Sociologie et philosophie. Paris, PUF.
DURKHEIM, Émile. (1951b) Determination du fait moral. In: Sociologie et philosophie. Paris, PUF.
FRANCASTEL, Pierre. (1960) Problèmes de la sociologie de l’art. In: GURVICH, G. (ed.). Traité de sociologie. Paris, PUF.
LEENHARDT, Jacques. (1973) Lecture politique du roman. Paris, Éditions de Minuit.
LEENHARDT, Jacques. & Józsa, P., com o auxílio de BURGOS, M. (1982) Lire la lecture. Essai de sociologie de la lecture. Paris, Le Sycomore (publicada com o concurso do CNRS).
PERETZ, H. (s. d.) verbete “Culture” (Sociologie de la). Paris, Encyclopaedia Universalis, vol. 5, p. 228.
SCHLANGER, Judith. (1971) Les métaphores de l’organisme. Paris, Vrin.
SERRES, Michel. (1975) Feux et signaux de brumes. Paris, Grasset.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1998 Tempo Social
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.