O lugar da crítica na teoria dos meios de comunicação de massa de Niklas Luhmann

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2024.223036

Mots-clés :

Luhmann, Meios de massa, Crítica, Meios de comunicação, Teoria sociológica

Résumé

Apesar de Niklas Luhmann não ter produzido uma obra com um objetivo crítico, sua teoria sociológica guarda potenciais inexplorados que podem ser utilizados para avançar análises críticas de dimensões sociais variadas (economia, direito, política, etc). Escolhemos, aqui, utilizar esses potenciais para observar as possibilidades de se fazer uma crítica referente à dimensão do sistema dos meios de comunicação de massa. Argumentamos que, nela, a crítica se revela (1) na constatação da arbitrariedade dos valores sociais que os veículos de comunicação constroem e (2) na ignorância da pluralidade comunicativa da modernidade, o que por sua vez (3) permite enxergar a teoria de Luhmann como uma reveladora de absurdos.

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Biographie de l'auteur

  • Emerson Palmieri, Universidade de São Paulo

    Doutorando em sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

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Publiée

2024-08-19

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Comment citer

Palmieri, E. (2024). O lugar da crítica na teoria dos meios de comunicação de massa de Niklas Luhmann. Tempo Social, 36(2), 203-215. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2024.223036