Violência urbana: um problema social

Auteurs

  • Álvaro de Aquino e Silva Gullo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI :

https://doi.org/10.1590/ts.v10i1.86719

Mots-clés :

Violência, Violência social, Violência urbana, Marginalidade social, Símbolos sociais, Meios de comunicação de massa

Résumé

O presente artigo reúne um conjunto de reflexões sobre diversos aspectos em que se manifesta a violência social. Essas reflexões, apresentadas em momentos diferentes, como aulas, debates e num congresso, foram agrupadas sob o título de Violência Urbana porque concorrem para a compreensão da violência cotidiana enquanto problema da sociedade urbana. Dos cursos regulares, registro a concepção inicial, tomada da antropologia social, que leva à caracterização da violência na sociedade rural para fundamentar a gênese do problema na sociedade contemporânea de classes sociais, focalizado na perspectiva da marginalidade estrutural. Dos debates sucitados por acontecimentos traumáticos envolvendo o aparato policial, resultou uma discussão sobre as causas da violência inerente ao desempenho da função institucional atribuída às polícias militar e civil. Da participação em congresso sobre o novo Código de Trânsito Brasileiro, resultou a parte final deste artigo que discute o papel e, particularmente, o significado dos símbolos sociais divulgados pelos meios de comunicação de massa, como fatores responsáveis pela crescente violência no trânsito.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Álvaro de Aquino e Silva Gullo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Références

DAMATTA, Roberto (1982) As raízes da violência no Brasil: reflexões de um antropólogo social. In: BENEVIDES, M.V. et alii. A violência brasileira. São Paulo, Brasiliense.

HOBSBAWN, Eric J. (1976) Bandidos. Rio de Janeiro, Forense Universitária.

BERLINCK, Manoel T. (1977) Marginalidade social e relações de classe em São Paulo. Rio de Janeiro, Vozes.

GULLO, Álvaro de Aquino e Silva. (1992) O policial militar do Estado de São Paulo - caracterização e análise socioeconômica. São Paulo. Relatório de pesquisa apresentado ao Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

MINGARDI, Guaracy. (1992) Tiras, gansos e trutas. São Paulo, Scritta.

Téléchargements

Publiée

1998-06-28

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Gullo, Álvaro de A. e S. (1998). Violência urbana: um problema social. Tempo Social, 10(1), 105-119. https://doi.org/10.1590/ts.v10i1.86719