Angola — acervo, memória e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v26.n2.2025.235694

Palavras-chave:

Angola, acervo, memória, Literatura Angolana

Resumo

Editorial Via Atlantica 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Tavares, University of Lisbon

    Doutorada em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010), Mestre em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1996), Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982). Investigadora Integrada do CLEPUL, Colaboradora do AHNA (Arquivo Histórico Nacional de Angola, Professora Convidada da Universidade Agostinho Neto (Luanda), colaboradora da RDP-África, Escritora. São suas principais áreas de Investigação a História e a Literatura do Continente Africano e de Angola. Possui livros, capítulos de livros publicados. Tem várias publicações no domínio da ficção e poesia. Foi reconhecida com o Prêmio Camões, em 2025.

  • Debora Leite David, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2011), integra o Grupo de Investigação 2 - Culturas e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Paula Tavares. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2012-2015), com o projeto de pesquisa Almanach de Lembranças Luso-Brasileiro: marcas literárias africanas em língua portuguesa no século XIX (Bolsa FAPESP), sob a supervisão da Profa. Dra. Tania Celestino de Macêdo. Atua no grupo de pesquisa PIELAFRICA - Pactos e impactos do espaço nas literaturas africanas (Angola e Moçambique). Autora de artigos em revistas especializadas e capítulos de livro no Brasil e no exterior, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Literaturas Africanas, atuando principalmente nos seguintes temas: utopias, identidades, intelectual, imprensa, nacionalismos, afropolitanismo, mobilidade, migração, violência e lutas de libertação nacional.

  • Tania Celestino Macêdo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora Titular aposentada de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

Referências

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

TAVARES, Ana Paula; DAVID, Debora Leite; MACÊDO, Tania Celestino. Angola — acervo, memória e literatura. Via Atlântica, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 7–11, 2025. DOI: 10.11606/va.v26.n2.2025.235694. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/235694. Acesso em: 14 fev. 2026.