Para “ampliar o campo de debate”: releituras do colonialismo português em João Paulo Borges Coelho e outros autores
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i16.50468Palavras-chave:
pós-colonialismo, João Paulo Borges Coelho, romance contemporâneoResumo
Este trabalho se propõe a discutir o modo como os períodos colonial e pós-colonial são relidos em romances trazidos a público a partir da década de noventa, em Portugal, Moçambique e nos demais países africanos de língua oficial portuguesa. Esses romances, com destaque para a produção de João Paulo Borges Coelho, assinalam a necessidade de uma recuperação do sentido histórico para a percepção efetiva das caracter´ísticas culturais presentes ainda hoje em tais países.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2009 Silvio Renato Jorge

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









