A educação literária dos futuros professores é suficiente para serem mediadores das novas gerações?
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98568Palavras-chave:
educação literária, perfil leitor, ferramentas digitaisResumo
Este artigo aborda um desafio relacionado à formação literária dos estudantes de magistério e sua capacitação para exercer como mediadores entre as obras literárias e a novas gerações. Partimos do perfil leitor dos espanhóis, de acordo com as últimas pesquisas do cis, e de estudos precedentes sobre o perfil literário dos futuros professores. Em seguida, apresentamos nossa experiência com quatro grupos dos cursos de educação infantil e primária da Universidade de Barcelona. Centramo-nos em seu perfil literário e em suas valorações acerca das atividades de educação literária. Finalmente apresentamos quatro tipos de atividades, implementadas nos grupos citados, que se relacionam à incorporação de ferramentas digitais no ensino aprendizagem da literatura.Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Elisabet Contreras, Margarida Prats

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









