Decolonialidade na obra fotográfica de Walter Firmo

Autores

  • Cândida de Oliveira Autor
  • Muriel Emídio Pessoa do Amaral Autor

Palavras-chave:

Decolonialidade, Fotografia, Walter Firmo

Resumo

Este texto visa reconhecer a produção fotográfica de Walter Firmo associada ao pensamento decolonial, observando indícios de um descolonizar a câmera, como propõe Mark Searly. Segundo o autor, a decolonialidade na fotografia abarca valores de visibilidade e de reconhecimento público de grupos e sujeitos que, na lógica moderna e colonial, são tratados e representados sob signos da violência e da desumanização. Tendo atuado em veículos de comunicação nacionais e internacionais, Firmo marcou o fotojornalismo ao retratar o pluralismo da cultura brasileira e de sujeitos da comunidade negra (anônimos e personalidades) de forma altiva. Consagrado no âmbito do retrato fotográfico, desenvolveu métodos de captação do real que não se limitam ao registro, mas imprimem plasticidade e organicidade a realidades e pessoas geralmente silenciadas. As relações de proximidade que se estabelecem entre imagens produzidas pelo fotógrafo e valores decoloniais sustentam-se nos pressupostos da epistemologia decolonial e em diálogo com a comunicação, retomados por meio de pesquisa bibliográfica, e no método da igualdade, proposto por Rancière. Distanciando-se de olhares e valores estereotipados e cristalizados enquanto formas de dominação, a produção fotográfica de Firmo constitui-se decolonial ao valorizar sujeitos e a negritude em processos que reinventam representações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cândida de Oliveira

    tem graduação em Comunicação Social e Doutorado em Jornalismo. É professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde participa dos grupos de pesquisa em Teoria e Filosofia da Comunicação e dos Meios, e Estudos de História do Jornalismo na América Latina. Pesquisa sobre relações entre jornalismo e história, memória e direitos humanos, literatura, filosofia, estética e artes. candida.oliveira07@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/0176262127275736

  • Muriel Emídio Pessoa do Amaral

    tem graduação em Comunicação Social - Jornalismo e é Doutora em Comunicação Midiática. É Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e desenvolve pesquisas sobre gênero, sexualidade, corpo e comunicação. murielamaral@yahoo.com.br. http://lattes.cnpq.br/4761413125048116

Publicado

22-12-2023

Como Citar

de Oliveira, C., & Pessoa do Amaral, M. E. . (2023). Decolonialidade na obra fotográfica de Walter Firmo. Revista V!RUS, 1(27). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228419