Rumo a um desenho urbano genuinamente latino: O papel do CAAD nas práticas decoloniais de projeto no Brasil

Autores

  • Carlos Frederico Ribeiro Costa
  • Carlos Alejandro Nome

Palavras-chave:

Desenho urbano paramétrico, Métricas urbanas, Desenho urbano decolonial, Modelo urbano Latino-americano

Resumo

Este artigo discute as oportunidades do desenho urbano paramétrico associado a métricas urbanas para desenvolver um modelo de projeto urbano genuinamente latino. O trabalho argumenta que as ferramentas paramétricas podem abrir caminho para soluções projetuais orientadas a uma perspectiva decolonial. Apresentamos dois estudos de caso em João Pessoa (Brasil). O primeiro estudo de caso, no bairro do Varadouro, considera as limitações da conservação do patrimônio no centro histórico da cidade, explorando oportunidades para novas densidades e usos no sentido de melhorar a vitalidade urbana. O segundo estudo de caso, no bairro Bancários, apresenta cenários comparativos que levantam questões sobre o impacto do índice de aproveitamento na densidade construída e de pressão sob a infraestrutura urbana. Um modelo paramétrico desenvolvido em Grasshopper e Rhinoceros3D simula os cenários e avalia as métricas urbanas em cada amostra. O processo fornece informações importantes para os planejadores urbanos, como estimativas baseadas em evidências do impacto nas infraestruturas existentes, além de uma base para identificar e explorar soluções projetuais que podem transformar o modelo de governança tradicional em novos modelos mais contemporâneos e responsivos à população. Nas discussões, o artigo explora como a implementação de tais simulações no processo de desenho urbano esclareceria a todos os atores envolvidos os resultados potenciais de aceitar inquestionavelmente as demandas de construtores e de lobistas na construção de cidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Frederico Ribeiro Costa

    é Arquiteto e Urbanista e Mestre em Ambiente Construído. É pesquisador do Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado da Universidade Federal da Paraíba e desenvolve seu trabalho com foco no Projeto Urbano, em Desenho Urbano Algorítmico-paramétrico, Evidence-based Design, Performance-based Planning, Abordagens Urbanas Computacionais e Urbanismo Sustentável. fredcosta.arquitetura@gmail.com. 

  • Carlos Alejandro Nome

    é Arquiteto e Urbanista e Doutor em Arquitetura. É Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba e desenvolve pesquisas nas áreas de Projeto Arquitetônico, Programação Arquitetônica, e Modelagem e Prototipagem voltadas à Arquitetura. Investiga ferramentas, técnicas, processos e métodos contemporâneos de projeto. carlos.nome@gmail.com. 

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Ribeiro Costa, C. F., & Nome, C. A. (2023). Rumo a um desenho urbano genuinamente latino: O papel do CAAD nas práticas decoloniais de projeto no Brasil. Revista V!RUS, 1(26), 146-163. https://revistas.usp.br/virus/article/view/228456