Prospectando qualidades relacionais anticoloniais na Educação em Design

Autores

  • Marco André Mazzarotto Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Frederick` Marinus Constant van Amstel Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bibiana Oliveira Serpa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sâmia Batista e Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação em Design, Pedagogia crítica, Design anticolonial, Paulo Freire, Qualidades relacionais

Resumo

A Educação em Design no Brasil pode ser caracterizada pelo cultivo de qualidades estéticas formais e funcionais típicas de mercadorias produzidas em mercados dependentes. Além de reforçar os estereótipos culturais atribuídos pelos colonizadores aos povos que aqui habitam, tais qualidades contribuem para manter a desigualdade que caracteriza a relação histórica colonial. A Educação Crítica em Design busca transformar esta realidade através da práxis anticolonial. Porém, ainda se sabe pouco sobre as qualidades cultivadas por esse tipo de educação. Com o objetivo de caracterizá-la, realizamos um estudo prospectivo sobre as qualidades relacionais que emergiram da práxis anticolonial da rede Design & Opressão, uma rede formada por projetos de extensão e laboratórios associados em diversas instituições brasileiras. Seguindo a tradição dos movimentos sociais latino-americanos, a escolha pelo termo anticolonial expressa que há uma ação política explícita e aliançada às lutas populares nesta práxis, de onde emergem seis qualidades: liberdade, criticidade, solidariedade, autonomia, dialogicidade e monstruosidade. O cultivo destas qualidades oferece novos caminhos para uma formação anticolonial em Design no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Marco André Mazzarotto Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    tem graduação em Desenho Industrial e Doutorado em Design. É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pesquisa práxis contra-hegemônicas e participativas em Design, em aliança com comunidades oprimidas.

  • Frederick` Marinus Constant van Amstel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    tem graduação em Comunicação Social e Doutorado em Design. É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com pesquisas que buscam meios de participação democrática e criativa para reconhecer e incluir grupos sociais historicamente oprimidos na atividade de design.

  • Bibiana Oliveira Serpa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    tem graduação em Desenho Industrial e Doutorado em Design. É Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde pesquisa processos de politização em Design e desenvolve projetos participativos junto a movimentos sociais na América Latina.

  • Sâmia Batista e Silva, Universidade Federal do Pará

    tem graduação em Comunicação Social e Doutorado em Design. É professora na Universidade Federal do Pará e pesquisa o desenvolvimento da autonomia de grupos periféricos por meio do design participativo.

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Mazzarotto Filho, M. A., Amstel, F. M. C. van, Serpa, B. O., & Silva, S. B. e. (2023). Prospectando qualidades relacionais anticoloniais na Educação em Design. Revista V!RUS, 1(26), 136-145. https://revistas.usp.br/virus/article/view/228457