IA proativa como modo de promover práticas de Design Justice

Autores

  • Vinicius Juliani Pereira University of East Anglia
  • Gil Garcia de Barros Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

Design Justice, IA proativa, Interação Humano-Computador, Inteligência artificial, Arquitetura

Resumo

Como parte de uma agenda contra-hegemônica, teorias de participação são capazes de desafiar perspectivas dominantes, transformando processos anteriormente fechados em esforços coletivos. Entendendo que tais propostas de processo participativo por vezes carecem de uma abordagem interseccional para a inclusão de outras narrativas, este ensaio tem como objetivo estimular uma discussão especulativa em torno da possibilidade de uso da IA Proativa para o desenvolvimento de assistentes de voz intencionalmente enviesados com o conceito de Design Justice. A partir de uma revisão de literatura e do desenho em storyboard, apresentamos como resultado um cenário fictício onde um assistente de voz provoca reflexões sociais no arquiteto durante o processo de projeto. Em seguida, discutimos a importância do reconhecimento do contexto e o viés benéfico intencional, concluindo com os desafios desta tecnologia, para além da prática de projeto em arquitetura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius Juliani Pereira, University of East Anglia

    é Arquiteto, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutorando na University of East Anglia, Reino Unido. Estuda tecnologias de smart home, métodos de design, interação computador-humano, imaginários sociotécnicos, co-design e design justice.

  • Gil Garcia de Barros, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    é Arquiteto, Mestre em Engenharia Elétrica, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, com Pós-doutorado na mesma área. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. É pesquisador associado ao grupo de pesquisa Representações: Imaginário e Tecnologia, e coordena pesquisas sobre representações no processo de design, organização do trabalho em design, design estratégico, design dialógico, design thinking, métodos de design e design facilitation.

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Pereira, V. J., & Barros, G. G. de. (2022). IA proativa como modo de promover práticas de Design Justice. Revista V!RUS, 1(25), 103-116. https://revistas.usp.br/virus/article/view/228481