Espaço urbano e práticas insurgentes no 4° Distrito de Porto Alegre

Autores

Palavras-chave:

Território, Territorialização, Práticas espaciais, Práticas insurgentes

Resumo

O espaço urbano é construído a partir de complexas camadas de território. Essa construção e a consolidação da territorialização de um espaço tem origem nas relações entre atores sociais diversos. O artigo busca alinhar-se à crítica ao pensamento hegemônico em arquitetura e urbanismo, na medida em que propõe compreender as práticas espaciais contra-hegemônicas, desenvolvidas por atores heterogêneos, enquanto estratégias de territorialização do espaço urbano. O objetivo central é analisar como a articulação entre atores sociais distintos se configura na territorialização e espacialização das práticas desenvolvidas. Para tanto, a abordagem metodológica consiste em estudo de caso onde o recorte espacial é o 4º Distrito de Porto Alegre, além da observação não-participante em seminários e eventos realizados pelos atores sociais, bem como entrevistas realizadas com representantes locais. Como resultado, verificamos a construção de redes de ação de territorialização contra-hegemônicas que se articulam de maneiras distintas, considerando suas particularidades, na resistência à cultura de planejamento urbano dominante, que, não raro, negligencia as demandas de pessoas pobres e vulneráveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nicole Bueno Leal de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    é Arquiteta, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estuda território, territorialidades, práticas espaciais e organização espacial.

  • Heleniza Ávila Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    é Arquiteta, Mestre em Desenvolvimento Urbano e Doutora em Geografia. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da mesma instituição. É pesquisadora do Observatório das Metrópoles e do grupo de pesquisa Organização do Espaço Urbano e Regional, onde conduz pesquisas sobre desenvolvimento regional; territorialidades urbanas, redes urbanas, espaços regionais e metropolitanos, e planos diretores.

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Almeida, N. B. L. de, & Campos, H. Ávila. (2022). Espaço urbano e práticas insurgentes no 4° Distrito de Porto Alegre. Revista V!RUS, 1(25), 139-149. https://revistas.usp.br/virus/article/view/228483