Especificidade do meio na prática pós-mídias

Autores

  • Alessio Chierico Universidade de Artes de Linz, Áustria

Palavras-chave:

Especificidade do meio, pós-mídias, New Media Art, prática artística

Resumo

Em teoria da arte, as mídias artísticas estiveram no centro da discussão entre Clement Greenberg e Rosalind Krauss, úteis para a definição de arte moderna e pós-moderna. Esse debate, juntamente com a ambiguidade etimológica do termo "mídia", alimentou uma certa confusão sobre a relação entre mídias e arte. Essa questão influenciou a crítica de várias abordagens artísticas, especialmente New Media Art. Essencialmente, ela provocou uma rejeição comum, a partir do campo da arte contemporânea, das pesquisas que visam refletir sobre mídias, entendidas em seu sentido geral. Este artigo tem como objetivo destacar e esclarecer esta questão, especulando sobre suas possíveis origens, e levando em consideração as perspectivas expostas por vários teóricos da arte e mídias. Em conclusão, reconhecendo essa condição, propõe-se um modelo teórico que acomoda tanto a perspectiva Moderna quanto a Pós-moderna: uma investigação de mídias com prática pós-mídias.

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Biografia do Autor

  • Alessio Chierico, Universidade de Artes de Linz, Áustria

    É pesquisador em Cultura da Interface no Departamento de Mídias da Universidade de Artes de Linz, Áustria. Estuda novas tecnologias em arte, design e teoria da mídia.

Publicado

01-07-2016

Como Citar

Chierico, A. (2016). Especificidade do meio na prática pós-mídias. Revista V!RUS, 1(12). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228631