Um sonho que nasce na metrópole: considerações sobre a cidade moderna em Little Nemo in Slumberland

Autores

  • Tânia Alexandra Cardoso Sem registro de afiliação

Palavras-chave:

Urbanismo, Utopia, Metáfora, Histórias em quadrinhos, Little Nemo in Slumberland

Resumo

A Era moderna, de cariz revolucionário e progressista foi um grande catalisador não só a nível industrial, mas em termos de comunicação e de rotura de paradigmas passados. A representação da cidade foi particularmente intensa neste período: estudos e projetos ambiciosos surgiram enquanto reformuladores de questões associadas aos problemas urbanos da época. É possível verificar que é também neste momento que as Histórias em Quadrinhos ganham importância e destaque na Sociedade e principalmente na Cidade. A representação da cidade ganha uma nova dimensão, passa a ser um elemento de inspiração. Windsor McCay foi um artista à frente do seu tempo. Será também ele um Moderno Radical ao questionar o espírito da época e o desenvolvimento das cidades modernas através das experiências gráficas e reflexões presentes na sua obra Little Nemo in Slumberland?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tânia Alexandra Cardoso, Sem registro de afiliação

    É Mestra em Urbanismo. Estuda histórias em quadrinhos como uma mais-valia para métodos científicos de investigação, representação e crítica da cidade.

Publicado

01-07-2016

Como Citar

Cardoso, T. A. (2016). Um sonho que nasce na metrópole: considerações sobre a cidade moderna em Little Nemo in Slumberland. Revista V!RUS, 1(12). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228636