Punk rock, jogos e processos digitais de projeto: atitudes proativas e colaborativas para a arquitetura do século XXI

Autores

Palavras-chave:

Cibersemiótica, Jogos Digitais, Faça Você Mesmo, Processos Digitais de Projeto, Teoria dos Atores em Rede

Resumo

O presente artigo apresenta um aspecto específico da pesquisa de doutorado intitulada Cibersemiótica e Processos de Projeto: Metodologia em Revisão, defendida no final de 2014 junto ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP) e financiada pela FAPESP, que por sua vez está ligado ao grupo de pesquisa Nomads.usp da Universidade de São Paulo (USP). O artigo discute aspectos dos processos digitais de projeto dentro de uma abordagem em colaboração social com mediação digital, a partir de conceitos baseados na Teoria de Atores em Rede (Actor Network Theory), desenvolvida pelo filósofo francês Bruno Latour. O trabalho tem como objetivo examinar os procedimentos de colaboração e métodos híbridos de projeto envolvendo múltiplos atores ou jogadores, buscando redefinir as possibilidades de concepção em Arquitetura com uma abordagem cada vez mais de baixo para cima (bottom-up), e considerando os conceitos do Faça Você Mesmo (Do It Yourself) e dos jogos digitais aplicados a processos digitais de projeto.

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Biografia do Autor

  • Gilfranco Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    é arquiteto e urbanista. Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador do Nomads.usp – Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos e co-coordenador do grupo Algo+ritmo, que pesquisa Processos Digitais de Projeto.

  • Anja Pratschke, Universidade de São Paulo

    é arquiteta. Doutora em Ciências da Computação e tem Pós-doutorado em Cibernética de Segunda Ordem e Arquitetura. Professora e pesquisadora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Co-coordenadora do Nomads.usp - Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos.

Publicado

10-10-2015

Como Citar

Alves, G., & Pratschke, A. (2015). Punk rock, jogos e processos digitais de projeto: atitudes proativas e colaborativas para a arquitetura do século XXI. Revista V!RUS, 1(10). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228665