Sementes amazônicas de um DIY sustentável

Autores

  • Osvaldo Stella Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

Resumo

"Ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa". É com essa missão que o IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (http://ipam.org.br/), uma organização científica, não governamental e sem fins lucrativos vem, ao longo dos últimos vinte anos, implementando projetos e ações que buscam promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, conjugando as esferas ambientais, sociais e econômicas. Conversamos com Osvaldo Stella, diretor do Programa de Mudanças Climáticas do IPAM, que desenvolve ações visando à criação de modelos de desenvolvimento e produção baseados na manutenção da floresta em pé e na recuperação de áreas degradadas, acoplados a sistemas de pagamento por serviços ambientais. Queríamos entender como, à luz da experiência do IPAM, pode-se fazer a preparação da cena onde práticas Do It Yourself serão desenvolvidas, na Amazônia. Tanto na gestão de financiamentos, como na implementação de projetos e transferência de tecnologias para comunidades em situação de vulnerabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osvaldo Stella, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

    é engenheiro mecânico, Mestre em Energia e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Em 2004, foi co-fundador da ONG Iniciativa Verde, que iniciou o primeiro sistema de compensação de emissões de gases de efeito estufa através do reflorestamento de áreas degradas do Brasil. Em 2007, passou a integrar a equipe de Mudanças Climáticas do IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - como coordenador de projetos, e, hoje, é diretor do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto.

Publicado

10-10-2015

Como Citar

Stella, O. (2015). Sementes amazônicas de um DIY sustentável. Revista V!RUS, 1(10). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228669