Processos de criação de espaços e seus componentes de passagem

Autores

  • Adeline Gil Universidade Estadual de Campinas
  • Dorival Rossi Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

processo criativo, espaços, mídia digital, subjetividades, virtual

Resumo

O objetivo do artigo é de investigar, sob o fundo referencial principal de Deleuze Guattari, o processo criativo mediado pelas tecnologias digitais, discutindo conceitos como: virtualização, atualização e emergência. Nos processos de criação analisados, é examinada a forma como a mídia digital condiciona, mas não determina tais processos. As tecnologias digitais atuam como fator que produz diferenças em acontecimentos nos quais se criam novos territórios e subjetividades.  Os processos de criação pesquisados foram divididos em 2 grupos: a) intervenções urbanas, destacando o processo criativo da instalação AirCity:arte#ocupaSM,  e b) a participação da mídia digital no campo social e político, analisando o fenômeno das Smart Mobs. O artigo ainda propôs a identificar elementos capazes de atuar na criação de espaços de representação, bem como detectar linhas de desterritorialização e reterritorialização, ou ainda, potências que circulam nos territórios de tais processos de criação e as forças que concorrem para atualizá-los.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adeline Gil, Universidade Estadual de Campinas

    É diretora de arte na Quiçá Design Produções 3D, professora e coordenadora da Graduação em Design Digital da UNIARA. Seus interesses são: processos de criação em artes e design, design de interação, design colaborativo, filosofia e prática do design. Doutoranda em Artes Visuais pela UNICAMP, mestra em comunicação midiática pela FAAC - UNESP e graduada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual.

  • Dorival Rossi, Universidade Estadual Paulista

    É doutor em Comunicação e Semiótica (PUC 2003), Mestre em Comunicação Visual (USP 1996) e Arquiteto (USP 1990). Professor da Universidade Estadual Paulista - UNESP BRASIL. Experiência Transdisciplinar em Design, Arquitetura, Comunicação, Artes e Novas Tecnologias. Criador do programa de pós-graduação especialização Lato Sensu em Game Design UNESP. Pesquisador em Semiótica e Complexidade no Design.

Publicado

10-12-2013

Como Citar

Gil, A., & Rossi, D. (2013). Processos de criação de espaços e seus componentes de passagem. Revista V!RUS, 1(09). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228693