A cidade para os outros: equipamentos culturais icónicos na produção de cidade

Autores

  • Joana Ramalho Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Produção de cidade, marketing territorial, equipamentos culturais, arquitetura icónica

Resumo

As estratégias de produção de cidade têm, desde as últimas décadas do século XX, vindo a garantir um lugar de destaque nas políticas urbanas. Mais especificamente, são inúmeras as estratégias de marketing territorial com vista à promoção de uma imagem da cidade direcionada para o exterior. O marketing territorial é em si mesmo uma forma de olhar a cidade desde fora, e de o fazer, acima de tudo, para “os outros” que não aqueles que nela quotidianamente residem ou trabalham, ou seja, para aqueles que se relacionam com a cidade direta ou indiretamente como (atuais ou potenciais) visitantes ou investidores. O objetivo deste artigo é lançar algumas questões de base que permitam refletir sobre a importância que nesse tipo de estratégias tem vindo a ter a cultura, através do exemplo específico da construção de equipamentos culturais icónicos.

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Biografia do Autor

  • Joana Ramalho, Universidade de Lisboa

    É investigadora associada do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, foi graduate affiliate student da Bartlett School of Architecture, Londres. Em anos recentes tem-se dedicado às questões da cultura, tendo concluído o Doutoramento em Ciências Sociais na Universidade de Lisboa, em 2012, com uma tese sobre “O Papel da Cultura na Produção de Cidade: a Casa da Música no Porto”.

Publicado

10-12-2013

Como Citar

Ramalho, J. (2013). A cidade para os outros: equipamentos culturais icónicos na produção de cidade. Revista V!RUS, 1(09). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228694