Hackerspaces: espaços colaborativos de criação e aprendizagem

Autores

  • Diego Fagundes da Silva Sem registro de afiliação
  • Erica Azevedo da Costa e Mattos Sem registro de afiliação
  • José Ripper Kós Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

hackerspaces, hacker ethos, hacking, apropriação social da tecnologia, coletivos tecnológicos

Resumo

Esse artigo procura compreender e apresentar os hackerspaces como uma manifestação contemporânea e expandida de um hacker ethos, que traz consigo modos de criação, colaboração e aprendizagem associados à ação direta e ao exercício constante de olhar, repensar e reinventar em relação ao mundo cada vez mais tecnologicamente mediado. A presente investigação se apoia em aportes discursivos e teóricos associados à nossa experiência empírica de observação participante com o hackerspace Tarrafa Hacker Clube, em Florianópolis, Santa Catarina. Nesse sentido, apontamos a importância em se entender esse movimento de um ponto de vista histórico, social e ético. Visto dessa maneira, essas questões deixam de ser meramente técnicas e passam a ser tomadas como oportunidades para novas formas de nos relacionarmos com o mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Fagundes da Silva, Sem registro de afiliação

    É arquiteto e urbanista. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. É um dos fundadores do hackerspace Tarrafa Hacker Clube. Estuda arquitetura, design, ilustração e projetos artísticos envolvendo exposições e intervenções de arte pública.

  • Erica Azevedo da Costa e Mattos, Sem registro de afiliação

    É arquiteta e urbanista. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Co-fundadora do hackerspace Tarrafa Hacker Clube. Estuda interfaces da Arquitetura e do Urbanismo com tecnologias emergentes e em processos colaborativos de criação e aprendizagem.

  • José Ripper Kós, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    É arquiteto e urbanista. Doutor em Tecnologia da Informação e História da Cidade. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Estuda computação gráfica e arquitetura, representação urbana através de modelos 3D, bancos de dados e sustentabilidade.

Publicado

10-10-2015

Como Citar

Silva, D. F. da, Mattos, E. A. da C. e, & Ripper Kós, J. (2015). Hackerspaces: espaços colaborativos de criação e aprendizagem. Revista V!RUS, 1(10). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228716