Descobrindo a cidade "para-formal": controvérsias e mediações no espaço público

Autores

  • Débora Souto Allemand Sem registro de afiliação
  • Eduardo Rocha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rafaela Barros de Pinho Sem registro de afiliação

Palavras-chave:

para-formal, cartografia urbana, espaço público, desenho urbano

Resumo

O trabalho tem o objetivo de mapear a para-formalidade em centros de cidades latino-americanas como Bagé, Salvador, Montevidéu, Santiago do Chile, Santo Ângelo, La Plata, Pelotas, Brasília, São Paulo e Jaguarão, a partir de cartografias urbanas, fazendo uso de recursos infográficos e divulgação em tempo real por meio de website. As atividades consideradas para-formais são aquelas que se encontram no limite entre o formal, tomado como formado, pronto, constituído,e o informal, no sentido de “em formação”, “em construção”. Tratam-se de atividades comerciais, culturais, relacionadas a moradia, entre outras, encontradas no espaço público da cidade, que não fazem parte de sua configuração primeira, mas que na contemporaneidade passam a fazer parte de seu cotidiano. Os sujeitos da instância aqui chamada para-formal são atores da cidade que se apropriam do espaço e se auto-organizam sem nenhuma intervenção do Estado. Suas atuações, muitas vezes, geram controvérsias, disputas, opiniões diversas e debates, já que interferem diretamente na dinâmica da vida urbana e reconfiguram o espaço das cidades. Tais agenciamentos constroem, com outros sujeitos urbanos, a própria cidade – Do It Yourself.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Souto Allemand, Sem registro de afiliação

    É arquiteta e urbanista. Pesquisadora no grupo de pesquisa “Cidade+Contemporaneidade”. Estuda aproximações entre dança contemporânea e espaço urbano.

  • Eduardo Rocha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    É arquiteto e urbanista. Doutor em Arquitetura. Professor Adjunto e Pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Estuda cidade e contemporaneidade.

  • Rafaela Barros de Pinho, Sem registro de afiliação

    É arquiteta e urbanista. Estuda cidade e contemporaneidade.

Publicado

10-10-2015

Como Citar

Allemand, D. S., Rocha, E., & Pinho, R. B. de. (2015). Descobrindo a cidade "para-formal": controvérsias e mediações no espaço público. Revista V!RUS, 1(10). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228721