Gambiólogos: do digital, do analógico e de elementos da cultura

Autores

  • Fred Paulino Sem registro de afiliação
  • Lucas Mafra Sem registro de afiliação

Palavras-chave:

Ações Culturais, Mídias Digitais

Resumo

Começamos uma conversa com dois fundadores do coletivo Gambiologia. O coletivo se inspira na tradição da “gambiarra”, a adaptação e improvisação para encontrar soluções simples e criativas utilizando recursos de baixo custo. O Coletivo é formado por Fred Paulino, Lucas Mafra e Paulo Henrique Pessoa [Ganso] e tem projetos apresentados em várias exposições. O grupo apresenta discussões que perpassam temas de inclusão, indeterminismo e a estética da “gambiarra”. Participaram dessa entrevista Fred Paulino e Lucas Mafra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fred Paulino, Sem registro de afiliação

    É artista visual e designer, bacharel em Ciências da Computação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e em Arte Contemporânea pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais). Realiza obras em suportes diversos, desde experimentações gráficas, vídeo e intervenções urbanas até eletrônica e programação de sistemas. Foi diretor criativo do Estúdio Osso e um dos fundadores do Coletivo Mosquito. É colaborador do Graffiti Research Lab (EUA) e coordenador do seu núcleo brasileiro, o Graffiti Research Lab Brasil.

  • Lucas Mafra, Sem registro de afiliação

    É designer de produto pela Universidade FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura), e autodidata em eletrônica. Projeta, desenha e constrói produtos eletrônicos e luminárias a partir de materiais reciclados, e possui ampla experiência na utilização de LED’s e em circuit bending. É colaborador do Graffiti Research Lab Brasil.

Publicado

01-07-2012

Como Citar

Paulino, F., & Mafra, L. (2012). Gambiólogos: do digital, do analógico e de elementos da cultura. Revista V!RUS, 1(07). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228749