Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia

Autores

  • Lúcia Leão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

processos de criação nas mídias digitais, teoria e crítica do processo, poéticas artísticas, design

Resumo

Quais são os elementos fundantes (pressupostos teóricos e conceitos) e as características do pensamento inventivo realizado em mídias digitais? Esse artigo explora os processos de criação em rede. Mais especificamente, investiga como as mudanças recentes nas mídias digitais têm incidido sobre os procedimentos e métodos de criação e possibilitado a emergência de projetos criativos em rede e em permanente fluxo de transformação. O objetivo norteador do presente artigo é compreender as características dos processos criativos em rede assim como os movimentos do pensamento que compõem os itinerários de produção. O artigo se estrutura em três fases. Inicialmente apresenta o contexto e os pressupostos que fundamentam a pesquisa. Em seguida, propõe uma reflexão a respeito dos modelos paradigmáticos que definem processos criativos tanto em termo de seus objetivos, como a natureza e a perspectiva de seus questionamentos. A terceira parte se dedica a explorar os processos criativos mediados por tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

  • Lúcia Leão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    É Bacharel em Artes Plásticas, Mestre e Ph.D. em Comunicação e Semiótica e Pós Doutorado em Artes. Professora Doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). (Brasil)

Publicado

10-12-2011

Edição

Seção

Artigos Convidados

Como Citar

Leão, L. (2011). Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia. Revista V!RUS, 1(06). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228765