Open access: noções flexíveis de propriedade para conceitos de espaço público
Palavras-chave:
espaço público/privado, acesso, propriedade, espacialidades híbridas, design de infraestruturaResumo
Este artigo discute como noções de espaço público, bem como conceitos para sua produção e utilização podem ser abordados com base no pressuposto de que a pesquisa em design tem um papel importante não só ampliando conhecimento sobre os processos sociais, mas também fornecendo cenários para influenciá-los ou mudá-los.
O artigo discute, além disso, posições de diferentes grupos de interesse e atores, incluindo indivíduos, instituições públicas ou governamentais, e empresas comerciais que influenciam os cenários urbanos.
Desafiando os conceitos predominantes de "acesso" e "propriedade", este artigo utiliza diferentes perspectivas teóricas e práticas sobre a relação design e espaço público e, embora parcialmente resumido, gera insights críticos dentro das abordagens existentes.
O objetivo é refletir a diversidade de estratégias de desenvolvimento e distribuição abertas e explorar o potencial intervencionista para os transeuntes urbanos provenientes de um complexo que envolve planejamento urbano, interesses comerciais, processos de decisão política, arquitetura, tecnologia e pessoas.
Isto obviamente requer um olhar atento sobre a real relação entre espaços e comportamento, considerando especialmente processos de interação e comunicação. A importância prática é ampliada ligando fundamentos teóricos deste amplo campo aplicados no trabalho de projeto de design, demonstrando que um potencial de sinergia pode ser aqui alcançado.
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