Por uma relação urbano-rural ambiental na metrópole: didática e ações

Autores

  • Vera Santana Luz Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Antonio Aparecido Fabiano Junior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Ensino, Projeto, Fragilidade socioespacial, Ambiente, Participação

Resumo

Este artigo apresenta conceituação, objetivos, metodologia e resultados de uma experiência didática realizada em Trabalhos Finais de Graduação durante largo período, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cuja preocupação se pauta pela indissociação entre ensino-pesquisa-extensão. Através de processos de participação e colaboração comunitária, se articulam premissas de entendimento sobre extensão voluntária e realização de ações concretas em territórios de fragilidade socioespacial destituídos de infraestrutura básica e condições de habitabilidade, às frondes periféricas metropolitanas contíguas às áreas rurais e de preservação ambiental, tensionando as relações homem x homem e homem x natureza em busca de novos paradigmas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Santana Luz, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    É Arquiteta, Doutora em Arquitetura. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estuda arquitetura, urbanismo, desenho industrial, ensino, e sustentabilidade.

  • Antonio Aparecido Fabiano Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    É Arquiteto, Mestre em Arquitetura. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estuda projeto de arquitetura e instalações museológicas.

Publicado

01-07-2019

Como Citar

Luz, V. S., & Fabiano Junior, A. A. (2019). Por uma relação urbano-rural ambiental na metrópole: didática e ações. Revista V!RUS, 2(18). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228926