Coautoria urbana: conflitos entre corpo e cidade-imagem

Autores

  • Gabrielle Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Coautoria, Espetáculo, Corpo, Cidade-imagem, Coautores

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a coautoria da cidade, ou seja, a compreensão sobre como certos seres/grupos criam novas cidades através da reversão do uso previamente pensado para elas. Este uso, proposto pelo capital, cria as “cidades-imagem”, que são mercantilizadas e controlam a espontaneidade do corpo do cidadão, o qual se vê constantemente impedido de apropriar-se delas. Ao ter este uso revertido, um conflito é criado entre a cidade e o corpo, gerando assim, a ideia de coautoria urbana. Dessa forma, ser coautor é responder à desigualdade através de sua colaboração na construção de cidade, participando ativamente com seu corpo como instrumento de resistência. Neste artigo, é trabalhado este conflito a partir dos conceitos de espetáculo e imagem em contraposição às corpografias urbanas (JACQUES, 2009), o que leva à coautoria através das maneiras de fazer (CERTEAU, 2014) e da comunalização (HARVEY, 2014).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabrielle Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    É arquiteta. Pesquisadora do Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda fotografia e intervenções urbanas temporárias e/ou permanentes em menor escala.

Publicado

10-12-2018

Como Citar

Rocha, G. (2018). Coautoria urbana: conflitos entre corpo e cidade-imagem. Revista V!RUS, 1(17). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228949