O conceito de geogames em ambientes inovadores de aprendizagem

Autores

  • Bruno Amaral de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Geogames, Valores culturais, Planejamento comunitário, Planejamento colaborativo, Geodesign

Resumo

Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão empírica geral sobre o estado da arte em Game Studies relacionados à Arquitetura e Planejamento Urbano através de uma longa pesquisa estruturada em quinze etapas experimentais relacionadas a quinze diferentes design de geogame. A abordagem empírica teve como objetivo acrescentar e refinar compreensões ao desenvolvimento do conceito de geogames. O conceito é elaborado por meio de uma combinação de jogos sérios, tecnologia, patrimônio cultural e planejamento urbano com vistas a criar ideias e protótipos digitais para problematizar e resolver questões urbanas com envolvimento cívico. Além disso, o enfoque nesse conceito foi investigar quais plataformas digitais poderiam ser atrativas e lúdicas para as crianças, que compõem o grupo-alvo da pesquisa. Esta discussão aborda dois tópicos diferentes, mas complementares, relacionados a 1) geogame como base para o aprendizado de Arquitetura e Planejamento Urbano, e 2) geogame como uma base comum para o planejamento colaborativo. Assim, as questões de pesquisa são: quais tecnologias, como ferramentas e aplicativos de jogos, estão sendo usadas atualmente para apoiar professores a aprimorar o aprendizado de Arquitetura E Urbanismo? E como a tecnologia pode ser aplicada para manter o engajamento dos cidadãos no processo de planejamento, ao mesmo tempo que permita alcançar o máximo consenso? O design dos games e os protótipos digitais e não digitais apresentados no artigo foram estruturados de forma a evidenciar o processo de validação do conceito dos geogames.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Amaral de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

    É arquiteto, Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Estuda geotecnologias aplicadas ao planejamento e gestão territorial (geodesign), planejamento participativo com enfoque em crianças (geogames); estudos patrimoniais italianos (patrimônio territorial).

Publicado

10-12-2018

Como Citar

Andrade, B. A. de. (2018). O conceito de geogames em ambientes inovadores de aprendizagem. Revista V!RUS, 1(17). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228963