O monumento ao € e o capitalocentrismo

Autores

  • Victor Sardenberg Universidade Leibniz
  • Beatriz Chnaiderman Lacanian Field Forum

Palavras-chave:

Capitalocentrismo, Selfies, Monumento, Euro, Subjetividades, Identidades

Resumo

Este artigo aborda o Monumento ao Euro, em Frankfurt am Main, Alemanha, como uma ferramenta para entender construção da informação e sua reprodução digital na produção de subjetividades na presente era capitalocêntrica. Ele explora os tipos de desejos que estão sendo formados pelas pessoas que compartilham fotos e selfies com o monumento nas mídias sociais e conclui com uma descrição de como o nosso novo sistema de valores centrado na geração de capital está forjando um novo tipo de subjetividade.

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Biografia do Autor

  • Victor Sardenberg, Universidade Leibniz

    é Arquiteto e Urbanista e Mestre em Arquitetura e Desenho Urbano. É Pesquisador Associado em métodos digitais em Arquitetura na Universidade Leibniz, em Hannover, Alemanha. Estuda curadoria de arte pública, estética e computação, e métodos de desenho e fabricação digital.

  • Beatriz Chnaiderman, Lacanian Field Forum

    é Bacharel em Psicologia e membro psicanalista do Lacanian Field Forum, São Paulo. Seus interesses de pesquisa concentram-se em psicanálise e estética.

Publicado

13-12-2019

Como Citar

Sardenberg, V., & Chnaiderman, B. (2019). O monumento ao € e o capitalocentrismo. Revista V!RUS, 1(19). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228983