Projeto arquitetônico autoritário vs. dialógico: um ensaio
Palavras-chave:
Projeto arquitetônico, Autoritarismo, Dialogicidade, Paulo Freire, Extensão universitáriaResumo
O artigo discute a relação entre o projeto arquitetônico e o canteiro de obras à luz da dualidade autoritarismo versus dialogicidade. Propõe o debate a partir de experiência da extensão universitária e não de pesquisas ou do ensino em ateliê. Reconhece, com isso, que a extensão é oportunidade de problematizar os métodos e pressupostos já estabelecidos na relação projeto-canteiro, objeto mais central desta reflexão, mas também o próprio fazer universitário e o exercício profissional. O texto está organizado da seguinte forma: primeiro, define o que é projeto arquitetônico buscando delimitar-lhe o sentido, apoiando-se, principalmente, em Silva (1998); depois, discute a concepção de projeto autoritário a partir de Freire (1987, 2018) e Ferro (2006), e recupera a crítica marxiana (MARX, [1932] 2010) ao estranhamento; logo após, aborda o projeto dialógico a partir das concepções de práxis e dialogicidade em Freire (1987, 2018) e de contra-desenho (ou desenho pronto a se retirar) em Ferro (2006); por fim, buscando articular esta reflexão ao relato de uma ação concreta, relaciona alguns desses temas ao projeto de extensão "Práticas Urbanas Emergentes".
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 V!RUS Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
