Estratégias de ensino virtual de cidade saudável em um cenário pandêmico

Autores

  • Ana Maria Girotti Sperandio Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
  • Carlos Henrique Tristão de Camargo Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
  • Marina Corona Cosmo Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
  • Rafael de Souza Salomão Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Ensino à distância, Tecnologias sociais leves, Cidades saudáveis, Covid-19

Resumo

Diante da emergência da pandemia de Covid-19, adequações a curto prazo foram necessárias para adaptar o ensino e as pesquisas de campo para o meio digital. O presente artigo tem como objetivo descrever e apontar estratégias que viabilizam aproximações entre a universidade e as comunidades, demonstrando a realização de processos participativos, dialógicos e emancipatórios que possibilitaram transformações positivas na realidade local dessas populações. Um novo modelo de monitoramento virtual de projetos de intervenções urbanas para a cidade saudável em situação de pandemia foi identificado. Embasadas no método observacional-explicativo, as visitas aos projetos se realizaram por meio da plataforma digital adotada pela Universidade. Por meio das visitas virtuais, os integrantes dos projetos relataram a implementação das intervenções visando o Planejamento Urbano para Cidade Saudável, possibilitando à Universidade monitorá-los, partindo dos relatos dos seus stakeholders e da comunidade. Os projetos apresentados evidenciam exemplos criativos e de baixo custo na escala local (micro), capazes de transformar a realidade local e em convergência com as premissas da promoção e proteção da saúde.

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Biografia do Autor

  • Ana Maria Girotti Sperandio, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

    É ortoptista sanitária, mestre e doutora em Saúde Pública, com pós-doutorado na área de Saúde e Urbanismo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É pesquisadora líder do grupo de pesquisa em Metodologias do Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da mesma instituição.

  • Carlos Henrique Tristão de Camargo, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

    É arquiteto e urbanista, e estudante especial do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.

  • Marina Corona Cosmo, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

    É arquiteta e urbanista, e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, com foco em Cidades Resilientes.

  • Rafael de Souza Salomão, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

    É arquiteto e urbanista, e estudante especial do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.

Publicado

19-12-2020

Como Citar

Sperandio, A. M. G., Camargo, C. H. T. de, Cosmo, M. C., & Salomão, R. de S. (2020). Estratégias de ensino virtual de cidade saudável em um cenário pandêmico. Revista V!RUS, 1(21). https://revistas.usp.br/virus/article/view/229054