Estratégias de ensino virtual de cidade saudável em um cenário pandêmico
Palavras-chave:
Planejamento urbano, Ensino à distância, Tecnologias sociais leves, Cidades saudáveis, Covid-19Resumo
Diante da emergência da pandemia de Covid-19, adequações a curto prazo foram necessárias para adaptar o ensino e as pesquisas de campo para o meio digital. O presente artigo tem como objetivo descrever e apontar estratégias que viabilizam aproximações entre a universidade e as comunidades, demonstrando a realização de processos participativos, dialógicos e emancipatórios que possibilitaram transformações positivas na realidade local dessas populações. Um novo modelo de monitoramento virtual de projetos de intervenções urbanas para a cidade saudável em situação de pandemia foi identificado. Embasadas no método observacional-explicativo, as visitas aos projetos se realizaram por meio da plataforma digital adotada pela Universidade. Por meio das visitas virtuais, os integrantes dos projetos relataram a implementação das intervenções visando o Planejamento Urbano para Cidade Saudável, possibilitando à Universidade monitorá-los, partindo dos relatos dos seus stakeholders e da comunidade. Os projetos apresentados evidenciam exemplos criativos e de baixo custo na escala local (micro), capazes de transformar a realidade local e em convergência com as premissas da promoção e proteção da saúde.
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