Tectônica na periferia: alternativas para o ensino de projeto

Autores

  • Juliana Sicuro Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Slade Carlos de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

Tectônica, Periferias urbanas, Ensino de projeto, Arquitetura

Resumo

Este artigo aborda a experiência pedagógica do “Ateliê Aberto” na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) nos últimos anos, que vem debatendo e construindo possibilidades para um ensino de projeto alternativo às abordagens hegemônicas de matriz colonial-moderna com forte referencial europeu. O Ateliê procura responder a duas questões identificadas como problemas recorrentes do ensino de projeto: por um lado a desvalorização do desenho e do pensamento construtivo, compreendidos como ferramentas fundamentais para uma contribuição com a sociedade e, por outro, o distanciamento da realidade social urbana e de seus habitantes em toda a sua extensão e complexidade. É apresentada a abordagem que vem sendo experimentada no Ateliê Aberto para o projeto, assim como o repertório acionado para uma abordagem a partir da tectônica nas periferias brasileiras. A produção arquitetônica latino-americana recente é valorizada por reunir exemplos capazes de, a partir da pequena escala, promover transformações qualitativas nos espaços da vida cotidiana e pela forte aproximação entre o pensamento e a construção. Dessa forma, procuramos instrumentalizar futuras arquitetas e arquitetos para a ampliação e revisão do campo profissional mediante a possibilidade de transformação dos territórios a partir da arquitetura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Sicuro Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteta, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estuda as relações entre arquitetura e território, história urbana e teoria da arquitetura e do urbanismo, com ênfase em infraestruturas, espaços públicos e produção do comum.

  • Ana Slade Carlos de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    é Arquiteta e Doutora em Urbanismo. É Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da mesma instituição. Coordena pesquisas sobre Arquitetura Moderna Brasileira, ensino de arquitetura, arquitetura e cidade, arquitetura para moradia e trabalho, subúrbios e projetos para comunidades vulneráveis.

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Corrêa, J. S., & Oliveira, A. S. C. de. (2022). Tectônica na periferia: alternativas para o ensino de projeto. Revista V!RUS, 1(24), 95-112. https://revistas.usp.br/virus/article/view/229114