Educação S/A: hegemonia de EaD em arquitetura e urbanismo no Brasil

Autores

  • Zander Ribeiro Pereira Filho Instituto Federal Fluminense
  • Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis Instituto Federal Fluminense
  • Maria Ribeiro Calil Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vitor Halfen Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação a distância, Expansão da EaD em arquitetura e urbanismo, Contra-hegemonia em arquitetura e urbanismo, Precarização do ensino de arquitetura e urbanismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o panorama atual do ensino de Arquitetura e Urbanismo (AU) no Brasil, com foco na significativa expansão dos cursos oferecidos na modalidade de Educação à Distância (EaD) nos últimos anos. Esta tendência vem sendo impulsionada por fatores tais como: o desinvestimento do Estado nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, a influência de grupos econômicos que controlam o setor da educação privada e, recentemente, as restrições da pandemia de COVID-19. A pesquisa se fundamenta a partir da interpelação de dados quantitativos e qualitativos — extraídos do e-MEC e das discussões encontradas na literatura —, a fim de tecermos críticas à realidade que está dada. As análises demonstram a hegemonia das IES privadas nesse segmento, em que a lógica de mercado vigente — máximo lucro — resulta no rebaixamento da qualidade pela redução de custos com infraestrutura e pessoal, no enfraquecimento do processo de ensino-aprendizagem e na homogeneização dos lugares e dos sujeitos. Destaca-se, também, o desmonte da infraestrutura das IES públicas como entrave ao ensino presencial, embora esse segmento ainda apresente maior resistência em aderir a EaD. Por fim, espera-se que as análises nos impulsionem a pensar caminhos contra-hegemônicos de superação dessa conjuntura e reforcem os argumentos em defesa da qualidade e da dimensão presencial no ensino de AU no país.

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Biografia do Autor

  • Zander Ribeiro Pereira Filho, Instituto Federal Fluminense

    é Arquiteto, Mestre em Engenharia Ambiental, doutorando em Urbanismo e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pós-graduação em Cidades e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense (IFF). Estuda a educação em arquitetura e urbanismo.

  • Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis , Instituto Federal Fluminense

    é Arquiteta, mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias, e pesquisadora do Instituto Federal Fluminense (IFF). Realiza pesquisas sobre Habitação de Interesse Social, crítica da arquitetura e urbanismo, assessoria técnica e tecnologias sociais.

  • Maria Ribeiro Calil , Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteta, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, doutoranda em Urbanismo e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Coletivo de Estudos sobre Urbanismo e Periferia (PERIFAU). Realiza pesquisas sobre educação em arquitetura e urbanismo, direito à cidade e paisagem da dependência.

  • Vitor Halfen, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteto, Mestre em Planejamento Urbano e Regional, doutorando em Urbanismo e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro de Memória do Patrimônio Cultural da UNIRIO e do Coletivo de Estudos sobre Urbanismo e Periferia (PERIFAU). Estuda urbanismo, patrimônio, privatização do espaço público e direito à cidade.

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Pereira Filho, Z. R., Reis , M. C. P. L. dos, Calil , M. R., & Halfen, V. (2022). Educação S/A: hegemonia de EaD em arquitetura e urbanismo no Brasil. Revista V!RUS, 1(24), 76-94. https://revistas.usp.br/virus/article/view/229117