Design como estratégia de competitividade para internacionalização

Autores

  • Laercio Marques da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Camilla Fernanda Annarumma Durão Cavalcanti Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura de Urbanismo
  • Otávio Burin Oliveira Sem registro de afiliação
  • Fernando de Oliveira Linhares Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

Design, Inovação, Indústria brasileira, Exportação

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o papel do design como elemento diferencial competitivo e fator relevante para a inovação em empresas com potencial de internacionalização, no Brasil e América Latina, bem como questões de fomento relacionadas ao design nacional e regional. O assunto é abordado a partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL) e um estudo de reconhecimento acerca do programa brasileiro Design Export. A RSL foi conduzida objetivando o entendimento do estado da arte do tema. Foram consideradas publicações em que o design foi fator preponderante para a diferenciação de empresas e produtos diante de seus concorrentes, em termos de inovação e competitividade no mercado externo. Já o estudo de reconhecimento se mostrou relevante para a compreensão de exemplos de políticas públicas de fomento ao design e ao entendimento da experiência prática do tema em âmbito nacional. Ao compreender os erros e acertos do programa, seus principais desafios e oportunidades de melhoria, foi possível contrapor os achados com os resultados da RSL e demais levantamentos literários. Conclui-se, com sugestões e propostas, como é possível fomentar o design para a internacionalização e a competitividade da indústria brasileira e o diálogo internacional com países latino-americanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laercio Marques da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    É designer industrial, consultor em inovação e mestrando em Design no Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Sua pesquisa investiga produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual.

  • Camilla Fernanda Annarumma Durão Cavalcanti, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura de Urbanismo

    É bacharel e mestranda em Design no Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professora no curso de Gestão Estratégica da Inovação no Senac. Atua nas áreas de Desenho Industrial,Comunicação Visual, Programação Visual, Design de Serviços, Inovação Social e Gestão do Design.

  • Otávio Burin Oliveira, Sem registro de afiliação

    É graduado em Design Gráfico. É sócio do Datadot Estudio e pesquisador da área de Design da Informação, atuando com gestão e desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

  • Fernando de Oliveira Linhares, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Tem graduação, mestrado e é doutorando em Design. Desenvolve sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) nas áreas de Interação Significante, Emoção, Semântica e Pragmatismo.

Publicado

17-07-2021

Como Citar

Silva, L. M. da, Cavalcanti, C. F. A. D., Oliveira, O. B., & Linhares, F. de O. (2021). Design como estratégia de competitividade para internacionalização. Revista V!RUS, 1(22). https://revistas.usp.br/virus/article/view/229155