Vanguardas na América Latina: Manuel Bandeira no localismo universal
DOI:
https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v22.229167Palabras clave:
América Latina, Modernismo, Manuel Bandeira, Tradição, VanguardasResumen
Buscando pensar os movimentos de vanguarda em uma perspectiva continental, este artigo tem como objetivo analisar as especificidades do Movimento Moderno na América Latina, a partir da perspectiva do local e o do universal (CANDIDO, 2006), colocado como um fator de diferenciação em relação ao modernismo europeu. Tendo o continente como tema, mas focalizando o Brasil e em um autor específico, esse processo será analisado à luz das crônicas de Manuel Bandeira, escritas nas décadas de 1920 e 1930 e selecionadas para a obra Crônicas da província do Brasil, de 1937. Elas serão articuladas, simultaneamente, com a própria trajetória do autor e do moderno no Brasil e no continente. Os textos de Bandeira constituem uma fonte potente de análise e compreensão de um localismo universal latino-americano, permitindo-nos compreender aspectos desse movimento que não foi específico do Brasil, mas se estendeu pela América Latina, e como ele transpareceu em nossa linguagem, arquitetura, cidades e cultura. Tais reflexões evidenciam como esse caminho ainda está sendo trilhado, como cada vez mais barreiras geográficas, literárias e linguísticas estão sendo transpassadas, no que diz respeito à América Latina.
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