Bots sociais: Uma controvérsia sociotécnica

Autores

  • Ramon Fernandes Lourenço Universidade Federal da Integração Latino-americana

DOI:

https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v29.229585

Palavras-chave:

Bot social, Mídias Sociais, Sockpuppet, Meatpuppet, Teoria Ator-Rede

Resumo

O avanço de grupos de extrema-direita nos países da América Latina e Caribe revela a utilização de estratégias de manipulação das discussões públicas e, dentre elas, tem destaque o uso massivo de perfis falsos nas mídias sociais. Portanto, por meio da metodologia de estudo de caso, este artigo pretende analisar o conceito dos robôs sociais, a partir da descrição das principais iniciativas de detecção de perfis automatizados no X, antigo Twitter. Através da Teoria Ator-Rede, foi possível descortinar a complexidade envolvida na definição de um perfil automatizado, apontando a necessidade de se estabelecer um conceito guarda-chuva, que abarque práticas como os perfis automatizados, os robôs, e os perfis híbridos, os sockpuppetts e meatpuppets. Ao final, identifica-se que as plataformas Botometer X, Pegabot, Bot Sentinel e Bot Slayer baseiam-se em metodologias automatizadas de monitoramento, tendo, nos dados de padrões de comportamento dos usuários, os elementos essenciais que indicam se estes são humanos ou robôs.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ramon Fernandes Lourenço, Universidade Federal da Integração Latino-americana

    Possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas e mestrado em Ciência da Informação. É doutorando no Programa de Pós-gradução em Integração Contemporânea da América-Latina da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Pesquisa temas ligados à comunicação digital, comunicação política, relações internacionais, mediações tecnológicas, redes sociais, teoria ator-rede, redes sociotécnicas e métodos de pesquisas no ambiente digital.

Publicado

13-12-2024

Como Citar

Lourenço, R. F. (2024). Bots sociais: Uma controvérsia sociotécnica. V!RUS Journal , 2(29), 63-71. https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v29.229585