Educação urbanística e ambiental como contribuição social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239894

Palavras-chave:

Educação urbanística e ambiental, Educação cidadã, Processos participativos, PesquisarCOM, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a Educação Urbanística e Ambiental como uma prática emergente na sociedade e como uma forma de fazer política, considerando sua capacidade de articular conhecimentos técnico-científicos, territorialidades, participação e transformação social junto às infâncias e juventudes. Essa abordagem, originada no campo da Arquitetura e Urbanismo, discute as problemáticas inerentes às cidades, à sociedade e ao ambiente, articulando diferentes saberes e papéis sociais. Ela promove a transformação dos envolvidos no processo ao mesmo tempo em que questiona os modos de construção e estimula contribuições técnico-científicas a partir de ações mais horizontais e dialógicas. O trabalho apresenta uma estratégia que combina duas práticas metodológicas: Mapeamento Afetivo e oficinas de Educação Urbanística e Ambiental, concebidas como formas de escuta e interação com estudantes, para compreender suas percepções urbanas. A primeira utiliza como ferramenta um formulário respondido com palavras ou desenhos; a segunda emprega recursos como mapas de desejos, jogo da memória e roda de conversa. A discussão fundamenta-se em concepções como a função social da Arquitetura e Urbanismo, os territórios educativos, a Sociologia da Infância e o pesquisarCOM, e busca contribuir com estudos que envolvem as gerações mais jovens nas discussões sobre o ambiente construído. Os resultados indicam a Educação Urbanística e Ambiental e a estratégia metodológica adotada, como fundamentais para o desenvolvimento de micropolíticas e políticas públicas intersetoriais, para promover uma educação cidadã crítica e atenta às questões urbanas.

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Biografia do Autor

  • Luiza Helena Ferraro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteta e Doutora em Arquitetura. Integrante do grupo de pesquisa Ambiente-Educação (GAE). Pesquisadora nas relações entre educação e arquitetura, cidades educadoras, territórios educativos, infâncias na cidade, percepção ambiental, políticas públicas e processos participativos. luiza.ferraro@fau.ufrj.br
    http://lattes.cnpq.br/0024307728371956

  • Mariana Coviello Rei Rebelo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteta e Doutoranda em Arquitetura no Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ambiente-Educação (GAE), atuando em temas como: Territórios Educativos, Cidade e Infâncias, Arquitetura da paisagem, Mapeamentos afetivos, políticas públicas e processos participativos. mariana.coviello@fau.ufrj.br
    http://lattes.cnpq.br/3563781470940564

  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteta e Doutora em Engenharia de Produção. Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da mesma instituição, e coordenadora do grupo de pesquisa Ambiente-Educação (GAE). Estuda arquitetura escolar, territórios educativos, avaliação pós-ocupação, qualidade do lugar e percepção ambiental. gisellearteiro@fau.ufrj.br
    http://lattes.cnpq.br/0625817989520541

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Ferraro, L. H., Pereira, M. C. R. R. ., & Azevedo, G. A. N. . (2025). Educação urbanística e ambiental como contribuição social. Revista V!RUS, 1(30). https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239894