Tempo de Pedra

Autores/as

  • Julia Saldanha Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura
  • Douglas Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura

Resumen

O documentário focaliza, de modo entremeado, a forma espacial e a mecânica social do camelódromo da praça XV, em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e seu modus operandi. Depara-se com a metamorfose diária sofrida pela própria praça XV, que se transforma, ao longo do dia, tomada por esse organismo vivo, o camelódromo, que vai crescendo, ocupando espaços e reagindo ao vento, ao sol ou à chuva. O filme mostra uma estrutura espacial de grande porte, coletivamente criada, que se adapta continuamente às condições climáticas. Se, por um lado, a mecânica espacial do camelódromo se comporta admiravelmente, por outro, a mecânica sócio-econômica e cultural não fica atrás. A atmosfera é efervescente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Julia Saldanha Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura

    É Jornalista. Participa do Grupo de Estudos da Espacialidade Contemporânea, do PROPAR-UFRGS, e faz parte do Coletivo Catarse.

  • Douglas Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura

    É Arquiteto, Doutor em Arquitetura, coordena o Grupo de Estudos da Espacialidade Contemporânea, do PROPAR-UFRGS, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Publicado

2010-07-01

Cómo citar