Autoria compartilhada: cinema, ocupação, cidade

Autores/as

  • Pedro Severien Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Ativismo audiovisual, Direito à cidade, Multidão, Cinema de ocupação

Resumen

Parto da análise dos filmes [projetotorresgemeas] (2011) e Novo Apocalipse Recife (2015) para abordar formas participativas e colaborativas na autoria audiovisual. Estes trabalhos emergem de um engajamento de seus realizadores na luta pelo direito à cidade. Uma disposição social que, no Recife, se utiliza do cinema como ferramenta de produção de um conhecimento partilhado e compartilhado. Associando gestos da militância às formas de organização e expressões estético-narrativas dos filmes, mobilizo o conceito de multidão (HARDT; NEGRI, 2014) e direito à cidade (HARVEY, 2014) para construir uma reflexão entre cinema militante e comuns urbanos temporários, a exemplo das intervenções políticas do Movimento Ocupe Estelita e suas ações pela democratização do planejamento urbano.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Severien , Universidade Federal de Pernambuco

    É jornalista, Mestre em Produção de Cinema e Televisão. É roteirista, produtor, editor e diretor de documentários, videoclipes, curtas e longas-metragens. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na produção audiovisual e ativismo audiovisual.

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

Severien , P. . (2018). Autoria compartilhada: cinema, ocupação, cidade. Revista V!RUS, 1(17). https://revistas.usp.br/virus/article/view/228966