Burrice Artificial: decodificação, protesto e pandemia

Autores/as

  • Matheus da Rocha Montanari Sem registro de afiliação

Palabras clave:

Arte digital, Inteligência artificial, Pandemia

Resumen

Este artigo apresenta o projeto experimental em arte e tecnologia Burrice Artificial. Com base no cenário pandêmico que se instaura globalmente, em 2020, pela Covid-19, o projeto busca explorar outras formas de entendimento da situação, levando em consideração as grandes mediadoras do período: as tecnologias digitais. Através do som, o trabalho faz uma reflexão sobre os protestos realizados em São Paulo durante o período de abril a junho de 2020, que ficaram conhecidos como janelaços. Os áudios dos protestos foram gravados e transcritos automaticamente em texto por um sistema de Inteligência Artificial, nativo de muitos modelos de smartphones, o que acaba por revelar que tipo de leitura e decodificação esses aparelhos fazem do cenário socialmente conturbado do período.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Matheus da Rocha Montanari, Sem registro de afiliação

    É bacharel em Tecnologias Digitais e artista visual. É membro do grupo de pesquisa Poéticas Digitais, onde investiga as relações entre arte, tecnologia, inteligência artificial, corpo e paisagem. Atualmente, desenvolve a noção de paisagens algorítmicas e o uso de sistemas de Inteligência Artifical para a criação poética.

Publicado

2020-12-19

Cómo citar

Montanari, M. da R. (2020). Burrice Artificial: decodificação, protesto e pandemia. Revista V!RUS, 1(21). https://revistas.usp.br/virus/article/view/229064