Elementos para a Compreensão da Pintura de Paisagem Chinesa

Auteurs

  • Claudia Ribeiro Centro Científico e Cultural de Macau

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p22-42

Mots-clés :

pintura chinesa, paisagem, materiais, técnicas, cosmovisão

Résumé

No sentido de promover a compreensão da pintura tradicional chinesa – sobretudo a pintura de paisagem – procuro discorrer sobre os seus aspectos materiais, técnicos e filosóficos. Começo precisamente pela incompreensão de que tem sido vítima, patente desde os primeiros missionários cristãos na China. Discrimino os vários materiais com ela relacionados, desde os mediums aos suportes e enumero os mais importantes tipos de pinceladas que fazem parte do seu vocabulário básico. De seguida, debruço-me sobre os seis grandes preceitos fundamentais para a execução e apreciação de pintura chinesa. Passo então a analisar as diversas características patentes numa obra de arte de pintura chinesa de paisagem, começando pela importância do espaço vazio e pelo jogo do yin e do yang com ele intimamente associado, seguindo-se a discreção ou insipidez, a fluência, a perspectiva não-linear e a recusa de mimesis. Por fim, delineio um breve périplo pela história da pintura chinesa, não só de paisagem mas de outros géneros também, realçando a diversidade e o tipo de criatividade que lhe são próprios.

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Biographie de l'auteur

  • Claudia Ribeiro, Centro Científico e Cultural de Macau

    Mestre em Estudos Asiáticos (Universidade Católica de Lis-boa); Mestre e Doutora em História e Filosofia das Ciências (Universidade de Lisboa) e pós-graduada em Curadoria de Arte (Universidade Nova de Lisboa). Tem ainda o Curso de Língua Chinesa para Estudantes Estrangeiros da Uni-versidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, China. É autora de diversos ar-tigos académicos e de dois livros sobre temas chineses: Uma Escrita Celes-te. Distância lexical e imanência de significado no Tianshu (Livro do Céu) de Xu Bing; e No Dorso do Dragão. Aventuras e desventuras de uma portuguesa na China.Também traduziu o Dao De Jing para português.

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Publiée

2022-08-14

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Elementos para a Compreensão da Pintura de Paisagem Chinesa. (2022). Zi Yue, 2(01), 22-42. https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p22-42