Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura

Autores

  • Flaviany Ribeiro da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Simone Gonçalves Assis Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703157305

Palavras-chave:

Violência, Escola, Prevenção, Programas de prevenção

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o levantamento bibliográfico sobre prevenção da violência escolar, por meio de revisão sistemática realizada em periódicos nacionais e internacionais sem delimitação temporal, a partir de artigos indexados em bases multidisciplinares e da saúde. As bases investigadas foram: BVS, PubMed, Eric, SciELO, Web of Science e Sociological Abstracts. A revisão foi realizada com foco em artigos que abordassem estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar. Dentre os estudos encontrados, foram selecionados 33 artigos. Esses artigos foram categorizados de acordo com seu objetivo principal em três grandes eixos. No primeiro (1), apresentam-se estudos voltados para ações de prevenção e enfrentamento desenvolvidas pelo poder público ou pela própria escola. No segundo (2), apresentam-se estudos sobre programas de prevenção e enfrentamento. E no terceiro eixo (3), são apresentados artigos que realizavam revisão da literatura quanto à qualidade e à efetividade dos programas de prevenção. Os resultados apontam para o predomínio de estudos de avaliação de programas de prevenção da violência de cunho quantitativo e que consideram a definição de violência escolar como interpessoal entre estudantes. É notável a necessidade de haver mais estudos que desenvolvam a temática da violência em escolas e que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. (2018). Educação E Pesquisa, 44, e157305. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703157305