PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Educação e Pesquisa
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Edição Atual
v. 51 n. 00 (2025): Volume anual contínuo 51
Publicado:
2025-02-05
SEÇÃO TEMÁTICA - Alfabetização e letramento: contribuições de Magda Soares
Magda Soares e a alfabetização: por que não basta ler e produzir textos?
Artur Gomes de Morais, Alexsandro da Silva
e284056
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284056por
Diálogos com Magda Soares: contribuições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Telma Ferraz Leal
e283701
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283701
Formação do alfabetizador e ensino da língua portuguesa: o agir pelo discurso de Magda Soares
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
e282427
pdf
xml (Inglês)
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282427por
Contribuições de Magda Soares para as políticas e práticas de alfabetização e letramento no Brasil
Limerce Ferreira Lopes, Priscilla de Andrade Silva Ximenes
e283950
pdf
xml
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283950POR
Práticas alfabetizadoras para além da polarização dos métodos: reflexões sobre experiências vivenciadas
Daiane Di Giorgio da Silva, Kellen Jacobsen Follador
e293906
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283906por
SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais
Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no ensino superior: o caso da Universidade do Estado de Minas Gerais
Dilma Fernandes Madalão Silva, Luiza Helena Ferreira Soares, Daniel Santos Braga, Fernanda Cilene Moreira de Meira
e282815
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282815
Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária
Patrícia Muccini
e282550
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282550por
A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior
Daiane Pinheiro, Thaisy Bentes
e282497
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282497
Perceções de pessoal técnico-administrativo de instituições de ensino superior portuguesas sobre acessibilidade e inclusão
Eugenia Esperanza Núñez Nogueroles, Ana Sofia Freire
e282784
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282784en
Acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em universidades do sistema estadual da Bahia
Susana Couto Pimentel, Theresinha Guimarães Miranda
e275076
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275076por
SEÇÃO TEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DEBATE DECOLONIAL E AS LEIS 10639/03 E 11645/08
Contribuição das docências compartilhadas para uma educação emancipatória e antirracista
Maria da Glória Calado, Ana Claudia Florindo Fernandes, Valdirene Rosa de Souza, Caroline de Alencar Gonçalves
e287147
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287147
Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada
Robson Gonçalves da Silva
e288414
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288414por
Rap e duelo de rima na escola: experiências com base na pedagogia hip hop
Daniel Bidia Olmedo Tejera, Kleber Galvão de Siqueira Junior
e288408
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288408por
Reconstruindo laços na comunidade escolar como forma de combater a violência e o racismo
Mônica G. T. do Amaral, Marina Nunes Dias, Edclay Lindoanna Oliveira de Melo, Denise Lima Queiroz
e287042
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287042
Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias
Renato Noguera, Luciana Pires Alves
e287350
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287350
Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista
Kilma Cristeane Ferreira Guedes, Renata Junqueira de Souza
e286935
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935
Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo
Andressa da Silva Gonçalves, Wilma de Nazaré Baía Coelho
e286839
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286839
Seção Artigos
A história do primeiro dispositivo brasileiro de formação continuada de professores por meio da informática
Gilberto Lacerda Santos
e282277
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282277por
Caminhadas na natureza com trabalhadoras e trabalhadores da educação: um estudo ecofenomenológico das experiências estéticas
Alberto Cabral Ferreira, Valéria Ghisloti Iared
e283514
pdf (Inglês)
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283514por
A creche em Portugal (1974-2023): conceções de criança, educação e cuidado
Manuela Ferreira, Roseli Nazario, Cristina Rocha, Catarina Tomás
e283925
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283925por
Anton Semionovich Makarenko: aspectos biográficos da formação de um professor de pedagogia social
Flávio Boleiz Júnior
e283699
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283699por
Integração de ferramentas digitais para revisões qualitativas de literatura: um exemplo aplicado às habilidades metacognitivas de professores
Adriana Vieira, Maria Raidalva Nery Barreto, Marcelo Pereira, António Moreira, António Pedro Costa
e290452
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290452
Percepção de professoras e professores do ensino fundamental sobre o abandono escolar no contexto da pandemia
Amélia Artes, Sandra Unbehaum
e287173
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287173por
Associação entre práticas educativas do professor e comportamentos de crianças pré-escolares e escolares
Alessandra T. Bolsoni-Silva, Fernanda A. Pizeta, Sonia Regina Loureiro
e282904
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282904por
¿Cómo afectan la formación profesional y la experiencia docente la evaluación de la escritura?
Ángel Valenzuela, Carolina Iturra, Juan Esteban Cortés
e290279
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290279es
Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal
Cristiano Rogério Vieira, Neuza Pedro
e272067
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272067
Investigação sobre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes na promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem
Leandro Oliveira, Rosária Justi
e281935
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281935
La asociación escuela-universidad: percepción de los profesores colaboradores de carreras de primaria en Chile
Lady Sthefany Bastías Bastías
e282919
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282919es
Presença de mulheres na gestão escolar: dinâmicas de gênero e de poder
Sirnei Puntel Dal Maso, Neiva Furlin
e282406
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282406por
Paradoxos entre memória e esquecimento: espaços escolares e suas (des)conexões na cidade de Porto Alegre
Tatiane de Freitas Ermel, Dóris Bittencourt Almeida
e287413
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287413
Conceções dos professores na implementação de novas orientações curriculares em Portugal
Teresa Leite, Patrícia Ferreira, Nuno Melo, Ana Caseiro, Bianor Valente
e275980
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275980
Concepções iniciais sobre o pensamento algébrico de um grupo de professores que ensinam matemática
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima
e282523
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282523por
Afirmação da vida e (des)aprendizagem dos ritmos contemporâneos: experiências formativas no filme Dias perfeitos
Arthur Simões Caetano Cabral, Rogério de Almeida
e290078
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290078
Aulas de ofícios na Cadeia São José: a formação de encarcerados na Primeira República
Alberto Damasceno, Suellem Pantoja, Jessica Mesquita Vasconcelos
e286028
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286028por
Roda de conversa e assembleia estudantil: por uma cultura da paz em uma comunidade escolar
Rafael Salgado Silva, Váldina Gonçalves da Costa, Rouse Ferreira Alves
e281711
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281711por
Aproximación bibliométrica al storytelling como herramienta para el aprendizaje en educación superior
Vicente Gabarda Méndez, Ernesto Colomo Magaña, Nuria Cuevas Monzonís, Cristina Gabarda Méndez
e285437
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551285437
Saberes da prática educativa revelados por um mestre carpinteiro naval durante atuação como professor-formador
Rayane de Jesus Santos Melo, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
e278366
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551X278366por
Profissional de apoio escolar ou cuidador? uma reflexão sobre essas nomenclaturas no estado de Rondônia
Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen, Marlene Rodrigues
e282388
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282388
Ditos e não-ditos da educação ambiental: os discursos de docentes da Universidade Federal de Sergipe
Aline Dortas Leal, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
e282362
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282362por
Produção e apreciação de jornais escolares em Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1968)
Juarez José Tuchinski dos Anjos
e282647
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282647por
O gênero e a experiência de ensino influenciam a autoeficácia dos futuros professores na utilização de mídias de aprendizagem baseadas em computador?
Tri Wardati Khusniyah, Herman Dwi Surjono, Entoh Tohani, Wuri Wuryandani
e279816
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551279816en
Estudiantes universitarios rurales y urbanos y su vulnerabilidad frente a lo tecnológico: revisión sistemática
Carmen Álvarez Álvarez, Isabel del Arco Bravo, Òscar Flores-Alarcia, Anabel Ramos-Pla
e279787
pdf (Inglês)
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551279787es
Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS)
Débora Tatiane Góes Silva, Larissa Castelo do Amaral, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Aline Conceição Silva, Kelly Graziani Giacchero Vedana
e276408
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408por
Cartografía del pensamiento crítico: principales aportaciones para repensar la educación
Mireia Vendrell-Morancho, Aída Valero Moya
e278119
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551278119es
Narrativas acadêmicas sobre educação das relações étnico-raciais em universidades públicas latino-americanas (Brasil e Peru)
Marcos Antonio Batista da Silva
e272843
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272843
Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral
Ogaciano dos Santos Neves, Marcos André Fernandes Spósito
e273572
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551273572por
Desafios pedagógicos na formação médica: experiências de um curso recentemente implementado no sul do Brasil
Carlos Alberto Severo Garcia Jr, Vinicius Claro Moreira, Roger Flores Ceccon
e293209
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283209por
Pedagogia da infância e contextos educativos no Brasil e na Itália
Lisandra Ogg Gomes, Agnese Infantino
e289949
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289949por
As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens
Carlos Alberto Ferreira, Elizabete Pereira
e287541
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287541
Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018)
Alexandre Shigunov Neto, Jorge Megid Neto
e281080
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281080
O estado da arte contemporânea acerca dos estudos do corpo e seus paradigmas nas primeiras décadas do século XXI
Tadeu João Ribeiro Baptista
e281777
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281177por
Errata
Errata - Esta errata corrige o artigo: Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202248231821eng
António Rochette Cordeiro
e231821Ee
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551231821Ee
ERRATA - Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202551276408por
Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202551276408por
e276408E
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408E
Ver Todas as Edições
Idioma
English
Español
Português