Edição Atual

v. 51 n. 00 (2025): Volume anual contínuo 51
Publicado: 2025-02-05

SEÇÃO TEMÁTICA - Alfabetização e letramento: contribuições de Magda Soares

SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais

  • Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária

    Patrícia Muccini
    e282550
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282550por
  • A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior

    Daiane Pinheiro, Thaisy Bentes
    e282497
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282497
  • O projeto de educação especial no ensino superior: pedagogias em disputa

    Ana Paula dos Santos Ferraz, Fabiane Adela Tonetto Costas
    e282790
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282790por
  • Avanços e desafios na identificação de estudantes com altas habilidades e superdotação: uma década de dados

    Maria Amélia Vieira Toledo, Cleya da Silva Santana Cruz, Karina Fideles Filgueiras, Leida Calegário de Oliveira
    e284493
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284493por
  • Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no ensino superior: o caso da Universidade do Estado de Minas Gerais

    Dilma Fernandes Madalão Silva, Luiza Helena Ferreira Soares, Daniel Santos Braga, Fernanda Cilene Moreira de Meira
    e282815
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282815
  • Perceções de pessoal técnico-administrativo de instituições de ensino superior portuguesas sobre acessibilidade e inclusão

    Eugenia Esperanza Núñez Nogueroles, Ana Sofia Freire
    e282784
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282784en
  • Monitoria acadêmica a universitários com necessidades educacionais específicas (NEE): desafios atuais

    Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Naiara dos Anjos de Oliveira, Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Danielle dos Santos Cutrim Garros
    e282593
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282593por
  • A inclusão de estudantes surdos no ensino superior: desafios dessa realidade

    Yara Rosa Romanelli Campos Gonçalves da Silva, Fernando Stanzione Galizia
    e282663
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282663por
  • Acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em universidades do sistema estadual da Bahia

    Susana Couto Pimentel, Theresinha Guimarães Miranda
    e275076
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275076por

SEÇÃO TEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DEBATE DECOLONIAL E AS LEIS 10639/03 E 11645/08

  • Rap e duelo de rima na escola: experiências com base na pedagogia hip hop

    Daniel Bidia Olmedo Tejera, Kleber Galvão de Siqueira Junior
    e288408
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288408por
  • Reconstruindo laços na comunidade escolar como forma de combater a violência e o racismo

    Mônica G. T. do Amaral, Marina Nunes Dias, Edclay Lindoanna Oliveira de Melo, Denise Lima Queiroz
    e287042
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287042
  • Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias

    Renato Noguera, Luciana Pires Alves
    e287350
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287350
  • Contribuição das docências compartilhadas para uma educação emancipatória e antirracista

    Maria da Glória Calado, Ana Claudia Florindo Fernandes, Valdirene Rosa de Souza, Caroline de Alencar Gonçalves
    e287147
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287147
  • Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista

    Kilma Cristeane Ferreira Guedes, Renata Junqueira de Souza
    e286935
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935
  • Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada

    Robson Gonçalves da Silva
    e288414
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288414por
  • Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo

    Andressa da Silva Gonçalves, Wilma de Nazaré Baía Coelho
    e286839
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286839

SEÇÃO TEMÁTICA: IA VINCULADA À EDUCAÇÃO

Seção Artigos

Errata

Ver Todas as Edições