Edição Atual

v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa
Publicado: 2024-02-21

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

  • Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto

    Celso Francisco Tondin, Deborah Rosária Barbosa , Elenice Procópio Araújo, Marielle Costa Silva , Stela Maris Bretas Souza , Welligton Magno da Silva , Deruchette Danire Henriques Magalhães , Aline Campolina Andrade, Fernanda de Cássia Oscar Otaciano
    e264928
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264928por
  • Metodologias problematizadoras e concepções de aprendizagem: percepções docentes do impacto da pandemia da Covid-19

    Durval Rabelo Guimarães Filho, Luis Eduardo Moraes Sinésio
    e-269819
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269819por

SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades

  • Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes

    Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho, Harlon Romariz Rabelo Santos
    e273348
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por
  • A escuta de imagens na pesquisa narrativa com jovens

    Ana Karina Brenner, Paulo Cesar Rodrigues Carrano
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274022por
  • Redes da cena hip-hop de maceió: juventude, cidade e afetos em movimento

    João Batista de Menezes Bittencourt, Ibrahim Serra Barroso
    e278084
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274879

Artigos

  • Terceirização dos serviços de educação especial pela Seduc/SP: parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

    Marcia Maurilio Souza, Rosângela Gavioli Prieto
    e272563
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272563por
  • Criterios que orientan la práctica de un profesor al enseñar las funciones exponencial y logarítmica

    Karen Gisel Campo-Meneses, Vicenç Font Moll , Javier García-García
    e267455
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450267455es
  • Modelo de triangulação quantitativo-analítica para estudar a agência profissional do estudante de pedagogia

    Laís Oliveira Leite , Francisca Geny Lustosa
    e275634
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450275634
  • Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicos

    Eduardo Morais, Carla Morais
    e264264
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264264
  • Por uma pedagogia do arquivo: produção e disseminação do conhecimento na cultura digital

    Antônio A. S. Zuin
    e268648
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268648
  • Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática

    Andréa Cristina de Almeida, Antônio Carlos Brunozi Júnior, Igor Santos Tupy
    e262400
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262400
  • Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco

    Cláudia Maria Mendes Gontijo
    e265044
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por
  • Aproximações e dissonâncias entre educação do campo e agricultura

    Isaura Isabel Conte
    e269178
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269178
  • Otília Forster: uma professora e as descontinuidades de uma educação física higienista em Campinas (1937-1945)

    Rafael Stein Pizani, Edivaldo Góis Junior
    e272656
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272656por
  • El videojuego los Lemmings en la formación inicial del profesorado de educación infantil

    Cristian Ariza Carrasco, Juan Manuel Muñoz González, María Helena Romero Esquinas
    e271164
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271164
  • Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo

    Helena Miranda, Marta Abelha , Filipa Seabra
    e265037
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265037
  • Construcción discursiva de estudiantes mapuches en torno a la machi: racismo, escolarización y evangelización

    Marleen Adriana Westermeyer-Jaramillo
    e261949
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261949
  • Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu

    Renata Cecilia Estormovski, Roberto Rafael Dias da Silva
    e269220
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269220
  • Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação

    Marta de Oliveira Rodrigues, Sofia Marques da Silva, Armando Loureiro
    e269265
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269265
  • Educação para a sustentabilidade na prática docente em cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense

    Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    e270602
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270602por
  • Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira

    Luciano Edison da Silva, Roberto Antonio Deitos
    e250192
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por
  • Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado

    Adriana Richit , Adriana Salete Loss
    e262812
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262812en
  • Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos

    Ana Carolina Ramos , Oswaldo Gonçalves Junior
    e268037
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268037
  • Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico

    Cíntia Santana e Silva , Elaine Meire Vilela, Valéria Cristina de Oliveira
    e264614
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264614por
  • Relações associativas visuais na criação do título e personagens de uma história inventada

    Míriam Pessôa, Eduardo Calil
    e264650
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264650por
  • Violências: uma questão da escola? O que pensam os(as) professores(as) de uma escola pública

    Luciana Patrícia Zucco, Milena Tarcisa Trindade
    e275099
    DOI: https://doi.org/0.1590/S1678-4634202450275099
  • A coragem de ler e escrever na escola brasileira

    Betina Schuler
    e276579
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276579
  • O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista

    Theresa Adrião, Nadia Drabach, Teise Garcia, Maria José Masé B. dos Santos
    e262306
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262306
  • Emergência do grupo escolar e produção, pela diferenciação, das escolas isoladas no Espírito Santo (1908-1916)

    Maria Anna Xavier Serra Carneiro de Novaes, Regina Helena Silva Simões
    e274381
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450274381por
  • Redes de apoio à escolarização de estudantes da educação especial em sistemas públicos do Espírito Santo

    Andressa Caetano Mafezoni, Alexandro Braga Vieira, Ricardo Tavares de Medeiros, Isalém Angelo Vieira da Silva
    e270601
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270601por
  • Consolidação acadêmica dos docentes de pós-graduação em educação e em ensino em programas bem avaliados

    Luiz Alberto Pilatti, José Roberto Herrera Cantorani, Marizete Righi Cechin
    e271664
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271664
  • Experiências e concepções de mulheres universitárias sobre educação física na Espanha

    Laura Cañadas
    e266382
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450266382
  • Estereótipos de gênero em STEM: uma revisão sistemática de estudos realizados no ensino fundamental e médio

    Vanessa Zúñiga-Mejías, Jaime Huincahue
    e258677
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450258677
  • Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial

    Giselle de Morais Lima, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Jaciara de Sá Carvalho
    e273857
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por
  • Experiência de interações online em aulas de Libras como segunda língua no Ensino Fundamental1

    Lídia da Silva, Clóvis Batista de Souza
    e268371
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268371
  • A educação do corpo na formação de professoras

    Mariana Montagnini Cardozo , Tony Honorato
    e271848
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271848por
  • Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura

    Yzumi Fukutani, Sônia Sampaio
    e260186
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450260186por
  • A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino da física com enfoque na energia: uma revisão sistemática da literatura

    José Jorge Vale Rodrigues, Eniz Conceição Oliveira, Cecília Guerra
    e271775
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271775
  • Identificação de necessidades formativas de professoras iniciantes em um programa de mentoria

    Priscila Menarin Cesário, Rosa Maria Moraes Anunciato
    e273481
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273481por
  • Educação, bem-estar e sentido da vida: o caso de uma universidade sênior de Portugal

    Albertina L. Oliveira, Joana Ferreira Freitas, Carlos Sousa Reis, Sílvia Gameiro
    e278304
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278304por
  • Relaciones entre concepciones y competencias TIC: estudio de nueve secuencias didácticas de profesores Chilenos

    Marcelo Arancibia-herrera , María-Jesús Castro-Appelhanz , Andrew Sigerson
    e260125
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450260125es
  • Metafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek

    Angelo Vitório Cenci , Jelson Becker , Regiano Bregalda
    e264095
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264095
  • Perfil do professor do ensino jurídico: visões e tensões sobre ser e fazer docente

    Luiz Gustavo Tiroli , Adriana Regina de Jesus Santos
    e265392
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265392
  • Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa

    Daniel Calbino Pinheiro, Fabio de Barros Silva
    e263117
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263117
  • Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portuga

    Teresa N. R. Gonçalves, Mariana Gaio Alves
    e268752
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268752
  • A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social

    Natália Gil , Ana Laura Godinho Lima
    e271093
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093en
  • La secundaria rural en debate: un análisis de implementación del PROMERII en Entre Ríos (Argentina)

    María Emilia Schmuck
    e266150
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450266150es
  • Análisis de necesidades formativas de los tutores de empresa en la formación dual: revisión sistemática

    Mª Mercedes Castellano Hernández, Mª Paz Trillo Miravalles
    e267566
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450267566
  • As representações da obrigatoriedade do uniforme escolar do ensino secundário na imprensa maranhense (1894-1904)

    Samuel Luis Velázquez Castellanos , Andréia Monteiro Carvalho
    e268711
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268711
  • Instrumentos de avaliação de competências colaborativas na educação interprofissional: revisão integrativa da literatura

    Camila Cristine Araújo de Oliveira, Marianna Gil de Farias Morais, Heloísa Freitas da Cunha , Betiane Fernandes da Costa , Gilmara Celli Maia de Almeida , Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega, Jéssica Dantas de Sá Tinôco
    e269950
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269950
  • Biograma na pesquisa em educação: sentidos construídos sobre direitos de aprendizagem da docência em Matemática

    Jane Maria Braga Silva, Reginaldo Fernando Carneiro
    e270634
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270634por
  • Pibid e Pnaic: arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas

    Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock, Maria Elizabete Neves Ramos
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268142en
  • Las prácticas corporales en las fotografías de los libros de texto de educación física

    Ana Rey-Cao, Alba González-Palomares
    e261798
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261798es
  • Percepciones del profesorado sobre el papel de los sistemas aumentativos y alternativos de comunicación

    Ángela Segura-Pérez, Gabriela Acosta-Escareño, Claudia Tatiana Escorcia-Mora, Raúl Tárraga-Mínguez
    e276115
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276115es
  • O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores dos anos iniciais

    Renata Lívia Soares Perini, Elba Siqueira de Sá Barretto
    e269252
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269252por
  • La ficción literaria en la construcción de la identidad docente

    Adrià Paredes, Tania Alonso-Sainz , Gabriel Álvarez-López , Enric Prats
    e278084
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278084
  • Professores e seus estudos: biblioteca, livros e leituras na Escola Normal de São Paulo (século XIX)

    Carolina Mostaro Neves da Silva
    e262098
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262098
  • Creencias sobre escritura en docentes y futuros docentes: validación del instrumento y resultados comparativos

    María Jesús Espinosa, Rosario Escribano, Jorge Marchant, Solange Morales , Carolina Castillo
    e277298
    DOI: https://doi.org/10.1590/
  • Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação

    Bruno Bontempi Jr.
    e272750
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272750
  • A defesa do ensino agronômico por Dario Vellozo na revista A Escola

    Maria Beatriz de Almeida Mello
    e263779
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263779por
  • Desafíos de la relación familia-escuela en contexto mapuche: aproximación desde los profesores

    Katerin Arias-Ortega , Mariela Gajardo, Juan Sierpe, Yislen Santini
    e263419
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263419es
  • Emoções e práticas docentes na inclusão escolar sob a perspectiva histórico-cultural

    Paula Maria Ferreira de Faria, Denise de Camargo
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273036
  • Intersecções entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana: uma revisão integrativa

    William Xavier de Almeida, Lourival José Martins Filho
    e272668
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272668
  • Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças

    Maíra Tomayno de Melo Dias, Maria de Fátima Cardoso Gomes , Kelly Jessie Queiroz Penafiel
    e269229
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269229por
  • Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias

    Andreia Gouveia, António Neto-Mendes , Leonor Lima Torres
    e273908
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273908
  • Transitar hacia prácticas educativas desde un enfoque educativo intercultural en La Araucanía, Chile

    Segundo Quintriqueo Millán, Katerin Arias-Ortega, Vanessa Valdebenito Zambrano , Soledad Morales Saavedra , Carolina Villagra Bravo
    e270322
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270322es
  • O museu no ensino de história

    Regina Celi Frechiani Bitte
    e272477
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272477por
  • As vivências espaciais dos bebês a partir do movimento livre e da autonomia na creche

    Rafael Ferreira Kelleter, Rodrigo Saballa de Carvalho
    e276834
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450276834
  • Saúde mental, autocompaixão e sentido de vida em professores da educação básica na pandemia da Covid-19

    Karine David Andrade Santos, Calila Mireia Pereira Caldas, Joilson Pereira da Silva
    e277678
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450277678
  • Promoção da visualização espacial com os softwares GeoGebra e Qubism 3D

    Cacilda H. Chivai, Armando A. Soares, Paula Catarino
    e-275201
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450275201en
  • Burnout e engagement em professoras do ensino médio de escola pública no Brasil

    Fabiana Ferreira Machado, Nicolas de Oliveira Cardoso, Alexandre Anselmo Guilherme
    e277390
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450277390
  • Percepção de bolsistas Capes sobre o impacto no trabalho científico da formação pós-doutoral no exterior

    Valdinei Costa Souza , Jonas Pertusatti
    e-271424
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271424por
  • Currículo paulista em transição: um estudo comparativo de sua implementação em 2008 e 2020

    Anike A. Arnaud
    e-278930
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450278930
  • Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista

    Bárbara Fernanda de Freitas, José Marcelino de Rezende Pinto
    e261171
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261171

Errata

  • ERRATA: Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto

    e264928E
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264928porE
Ver Todas as Edições