PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Educação e Pesquisa
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Edição Atual
v. 51 n. 00 (2025): Volume anual contínuo 51
Publicado:
2025-02-05
SEÇÃO TEMÁTICA - Alfabetização e letramento: contribuições de Magda Soares
Magda Soares e a alfabetização: por que não basta ler e produzir textos?
Artur Gomes de Morais, Alexsandro da Silva
e284056
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284056por
Diálogos com Magda Soares: contribuições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Telma Ferraz Leal
e283701
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283701
Formação do alfabetizador e ensino da língua portuguesa: o agir pelo discurso de Magda Soares
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
e282427
pdf
xml (Inglês)
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282427por
Alfabetização e letramento nas produções de Magda Soares: contribuições para a formação de pesquisadores
Eliana Albuquerque, Andrea Brito Ferreira, Sirlene Barbosa de Souza
e283897
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283897por
Alfabetização, letramento e famílias: um tema em três tempos
Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Ana Paula Pedersoli Pereira
e281622
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281622por
As muitas facetas da alfabetização na obra de Magda Soares: contribuições para a pesquisa, a prática pedagógica e as políticas públicas
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
e284096
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284096por
Contribuições de Magda Soares para as políticas e práticas de alfabetização e letramento no Brasil
Limerce Ferreira Lopes, Priscilla de Andrade Silva Ximenes
e283950
pdf
xml
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283950POR
Práticas alfabetizadoras para além da polarização dos métodos: reflexões sobre experiências vivenciadas
Daiane Di Giorgio da Silva, Kellen Jacobsen Follador
e293906
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283906por
SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais
Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no ensino superior: o caso da Universidade do Estado de Minas Gerais
Dilma Fernandes Madalão Silva, Luiza Helena Ferreira Soares, Daniel Santos Braga, Fernanda Cilene Moreira de Meira
e282815
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282815
Inclusão de estudantes universitários autistas
Maria Angélica A. A. M. Pisetta, Thayná Marracho Marques
e282852
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282852por
Acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em universidades do sistema estadual da Bahia
Susana Couto Pimentel, Theresinha Guimarães Miranda
e275076
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275076por
Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária
Patrícia Muccini
e282550
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282550por
A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior
Daiane Pinheiro, Thaisy Bentes
e282497
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282497
Perceções de pessoal técnico-administrativo de instituições de ensino superior portuguesas sobre acessibilidade e inclusão
Eugenia Esperanza Núñez Nogueroles, Ana Sofia Freire
e282784
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282784en
Monitoria acadêmica a universitários com necessidades educacionais específicas (NEE): desafios atuais
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Naiara dos Anjos de Oliveira, Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Danielle dos Santos Cutrim Garros
e282593
pdf (Inglês)
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282593por
A inclusão de estudantes surdos no ensino superior: desafios dessa realidade
Yara Rosa Romanelli Campos Gonçalves da Silva, Fernando Stanzione Galizia
e282663
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282663por
O projeto de educação especial no ensino superior: pedagogias em disputa
Ana Paula dos Santos Ferraz, Fabiane Adela Tonetto Costas
e282790
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282790por
Avanços e desafios na identificação de estudantes com altas habilidades e superdotação: uma década de dados
Maria Amélia Vieira Toledo, Cleya da Silva Santana Cruz, Karina Fideles Filgueiras, Leida Calegário de Oliveira
e284493
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284493por
SEÇÃO TEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DEBATE DECOLONIAL E AS LEIS 10639/03 E 11645/08
Rap e duelo de rima na escola: experiências com base na pedagogia hip hop
Daniel Bidia Olmedo Tejera, Kleber Galvão de Siqueira Junior
e288408
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288408por
Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada
Robson Gonçalves da Silva
e288414
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288414por
Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo
Andressa da Silva Gonçalves, Wilma de Nazaré Baía Coelho
e286839
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286839
Reconstruindo laços na comunidade escolar como forma de combater a violência e o racismo
Mônica G. T. do Amaral, Marina Nunes Dias, Edclay Lindoanna Oliveira de Melo, Denise Lima Queiroz
e287042
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287042
Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias
Renato Noguera, Luciana Pires Alves
e287350
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287350
Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista
Kilma Cristeane Ferreira Guedes, Renata Junqueira de Souza
e286935
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935
Contribuição das docências compartilhadas para uma educação emancipatória e antirracista
Maria da Glória Calado, Ana Claudia Florindo Fernandes, Valdirene Rosa de Souza, Caroline de Alencar Gonçalves
e287147
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287147
SEÇÃO TEMÁTICA: IA VINCULADA À EDUCAÇÃO
La ética de la Inteligência Artificial en la educación: hacia un uso responsable e inclusivo
Julio Cabero-Almenara, Julio Barroso-Osuna
e293347
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551293347es
Creencias de los docentes dominicanos sobre Inteligencia Artificial Educativa
Jeanette Chaljub-Hasbún, Vieska Camilo, Rafael Bello
e292338
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551292338es
Percepciones de los educadores sobre el uso de Inteligencia Artificial en el ámbito educativo
Iakovos Stavroulakis, Verónica Marín-Díaz, Manuel Marín-Rodríguez
e293219
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551293219
Uso do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo e ensino no curso de medicina
Marcelle Ribeiro De Carvalho, Marília Eduarda Greco, Daniela Maysa de Souza
e288875
pdf (Inglês)
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288875por
Enseñar con Inteligencia Artificial: grado de aceptación de la IA educativa en el ámbito universitario latinoamericano
person Carmen Llorente-Cejudo, Raquel Barragán-Sánchez, Antonio Palacios-Rodríguez, Victoria Fernández-Scagliusi
e290821
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290821es
Seção Artigos
Conceções dos professores na implementação de novas orientações curriculares em Portugal
Teresa Leite, Patrícia Ferreira, Nuno Melo, Ana Caseiro, Bianor Valente
e275980
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275980
A história do primeiro dispositivo brasileiro de formação continuada de professores por meio da informática
Gilberto Lacerda Santos
e282277
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282277por
Caminhadas na natureza com trabalhadoras e trabalhadores da educação: um estudo ecofenomenológico das experiências estéticas
Alberto Cabral Ferreira, Valéria Ghisloti Iared
e283514
pdf (Inglês)
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283514por
Concepções iniciais sobre o pensamento algébrico de um grupo de professores que ensinam matemática
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima
e282523
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282523por
A creche em Portugal (1974-2023): conceções de criança, educação e cuidado
Manuela Ferreira, Roseli Nazario, Cristina Rocha, Catarina Tomás
e283925
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283925por
Afirmação da vida e (des)aprendizagem dos ritmos contemporâneos: experiências formativas no filme Dias perfeitos
Arthur Simões Caetano Cabral, Rogério de Almeida
e290078
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290078
Aulas de ofícios na Cadeia São José: a formação de encarcerados na Primeira República
Alberto Damasceno, Suellem Pantoja, Jessica Mesquita Vasconcelos
e286028
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286028por
Intervenção psicopedagógica com criança com desenvolvimento atípico: brincar simbólico, letramento e introdução ao sistema alfabético
Fábia Daniela Schneider Lumertz, Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto
e283920
pdf (Inglês)
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283920por
O Centauro da política educacional: condições da inovação na reforma do ensino médio paulista, 2019-2022
Felipe Alencar, Carmen Sylvia Vidigal Moraes
e278090
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551278090por
Análisis de validez basado en procesos de respuesta de un instrumento para evaluar pensamiento funcional
Paulina Araya, Beltrán Pantoja, Andrea Valenzuela
e287136
pdf (Inglês)
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287163es
Análise da trajetória do Programa Universidade para Todos (ProUni) nos governos Temer e Bolsonaro (2016-2022)
Camila Yuri Santana Ikuta, Gladys Beatriz Barreyro
e286690
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286690por
Marilena Chaui professora: a autoridade contra o autoritarismo
Bárbara Romeika Rodrigues Marques
e288914
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288914por
Formação de professores que atuam em espaços de privação de liberdade
Mariana Luiza de Acioly Rodrigues, Francisca Márcia Pereira Linhares, Tatiane Gomes Guedes, Hallana Laisa de Lima Dantas, Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão, Nelson Miguel Galindo Neto, Vânia Pinheiro Ramos, Ana Paula Morais de Carvalho Macedo
e289562
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289562por
Alimentação e nutrição integrada ao currículo escolar
Isabel Cristina Bento, Ana Carolina Souza Silva, Nadja Maria Gomes Murta, Luciana Neri Nobre
e287395
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287395
Aproximación bibliométrica al storytelling como herramienta para el aprendizaje en educación superior
Vicente Gabarda Méndez, Ernesto Colomo Magaña, Nuria Cuevas Monzonís, Cristina Gabarda Méndez
e285437
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551285437
Percepção de professoras e professores do ensino fundamental sobre o abandono escolar no contexto da pandemia
Amélia Artes, Sandra Unbehaum
e287173
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287173por
Associação entre práticas educativas do professor e comportamentos de crianças pré-escolares e escolares
Alessandra T. Bolsoni-Silva, Fernanda A. Pizeta, Sonia Regina Loureiro
e282904
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282904por
¿Cómo afectan la formación profesional y la experiencia docente la evaluación de la escritura?
Ángel Valenzuela, Carolina Iturra, Juan Esteban Cortés
e290279
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290279es
Hegemonia, Estado e intelectuais: tecendo um referencial para análise de políticas educacionais
person Márcia Aparecida Jacomini
e282144
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282144por
Explorando las actitudes del profesorado de educación infantil sobre estadística, probabilidad y su enseñanza
Claudia Vásquez, Ángel Alsina
e287933
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287933es
Promover a Saúde Mental nas Escolas - PROMEHS: impacto da implementação do currículo em Portugal
Celeste Simões, Margarida Frade Santos, Paula Lebre, Lúcia Canha, Anabela Caetano Santos, Ana Fonseca, Dória Santos, Camélia Murgo, Margarida Gaspar de Matos, Ilaria Grazzani
e282780
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282780por
Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal
Cristiano Rogério Vieira, Neuza Pedro
e272067
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272067
Da docência como prática cultural: categorias para o estudo sobre o trabalho dos professores
Flavia Medeiros Sarti
e286691
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286691por
Narrativas acadêmicas sobre educação das relações étnico-raciais em universidades públicas latino-americanas (Brasil e Peru)
Marcos Antonio Batista da Silva
e272843
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272843
Narrativas y contrapedagogías desde los márgenes: diálogo para descolonizar y despatriarcalizar saberes y prácticas en la educación
Virtudes Téllez Delgado, Irene Martínez Martín
e280039
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551280039es
Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral
Ogaciano dos Santos Neves, Marcos André Fernandes Spósito
e273572
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551273572por
Corpo e imagem na obra coreográfica: entrelaçamentos entre Merleau-Ponty e Aby Warburg na pesquisa fenomenológica
Ana Cláudia Albano Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega
e275853
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275853por
Desafios pedagógicos na formação médica: experiências de um curso recentemente implementado no sul do Brasil
Carlos Alberto Severo Garcia Jr, Vinicius Claro Moreira, Roger Flores Ceccon
e293209
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283209por
Pedagogia da infância e contextos educativos no Brasil e na Itália
Lisandra Ogg Gomes, Agnese Infantino
e289949
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289949por
As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens
Carlos Alberto Ferreira, Elizabete Pereira
e287541
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287541
Paradoxos entre memória e esquecimento: espaços escolares e suas (des)conexões na cidade de Porto Alegre
Tatiane de Freitas Ermel, Dóris Bittencourt Almeida
e287413
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287413
Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018)
Alexandre Shigunov Neto, Jorge Megid Neto
e281080
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281080
O estado da arte contemporânea acerca dos estudos do corpo e seus paradigmas nas primeiras décadas do século XXI
Tadeu João Ribeiro Baptista
e281777
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281177por
Anton Semionovich Makarenko: aspectos biográficos da formação de um professor de pedagogia social
Flávio Boleiz Júnior
e283699
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283699por
Integração de ferramentas digitais para revisões qualitativas de literatura: um exemplo aplicado às habilidades metacognitivas de professores
Adriana Vieira, Maria Raidalva Nery Barreto, Marcelo Pereira, António Moreira, António Pedro Costa
e290452
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290452
Roda de conversa e assembleia estudantil: por uma cultura da paz em uma comunidade escolar
Rafael Salgado Silva, Váldina Gonçalves da Costa, Rouse Ferreira Alves
e281711
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281711por
Saberes da prática educativa revelados por um mestre carpinteiro naval durante atuação como professor-formador
Rayane de Jesus Santos Melo, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
e278366
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551X278366por
Profissional de apoio escolar ou cuidador? uma reflexão sobre essas nomenclaturas no estado de Rondônia
Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen, Marlene Rodrigues
e282388
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282388
Ditos e não-ditos da educação ambiental: os discursos de docentes da Universidade Federal de Sergipe
Aline Dortas Leal, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
e282362
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282362por
Produção e apreciação de jornais escolares em Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1968)
Juarez José Tuchinski dos Anjos
e282647
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282647por
Pedagogia da(s) Infância(s) e a Base Nacional Comum Curricular: percepções dos profissionais da educação infantil de Vacaria (RS)
Patrícia Ferreira Moreira, Mareli Eliane Graupe
e277652
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551277652por
Visões partilhadas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no quadro do Erasmus+
Filipa Araújo, Cristina Palmeirão
e287357
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287357por
Os monstros da razão na formação docente: ressonâncias da meritocracia e da medicalização na educação inclusiva
person Mariana Inés Garbarino
e286866
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286866por
O gênero e a experiência de ensino influenciam a autoeficácia dos futuros professores na utilização de mídias de aprendizagem baseadas em computador?
Tri Wardati Khusniyah, Herman Dwi Surjono, Entoh Tohani, Wuri Wuryandani
e279816
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551279816en
Estudiantes universitarios rurales y urbanos y su vulnerabilidad frente a lo tecnológico: revisión sistemática
Carmen Álvarez Álvarez, Isabel del Arco Bravo, Òscar Flores-Alarcia, Anabel Ramos-Pla
e279787
pdf (Inglês)
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551279787es
Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS)
Débora Tatiane Góes Silva, Larissa Castelo do Amaral, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Aline Conceição Silva, Kelly Graziani Giacchero Vedana
e276408
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408por
Cartografía del pensamiento crítico: principales aportaciones para repensar la educación
Mireia Vendrell-Morancho, Aída Valero Moya
e278119
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551278119es
Formação permanente de profissionais de saúde: simulação in situ de parada cardiorrespiratória na atenção primária
Mariana Ferreira Dutra Brasileiro, Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, Renata Flávia Abreu Da Silva
e285296
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551285296por
A evasão no ensino superior e os modelos de Vincent Tinto: uma pesquisa bibliográfica
Genival Souza Bento Júnior, Bráulio Ferreira Souza Bento, Uriana Fernandes Curcino Ribeiro, Henrique Tadeu dos Santos
e285842
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551285842en
Investigação sobre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes na promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem
Leandro Oliveira, Rosária Justi
e281935
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281935
La asociación escuela-universidad: percepción de los profesores colaboradores de carreras de primaria en Chile
Lady Sthefany Bastías Bastías
e282919
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282919es
Presença de mulheres na gestão escolar: dinâmicas de gênero e de poder
Sirnei Puntel Dal Maso, Neiva Furlin
e282406
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282406por
Professores e estudantes no Currículo da Cidade: modelos projetados para uma rede municipal de ensino
Cláudia Valentina Assumpção Galian, Émerson de Pietri, Raquel Milani
e284843
pdf (Inglês)
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284843por
Brasil e Chile: a reprodução da força de trabalho docente
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Ester Reichert Palú
e288786
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288786por
Errata
ERRATA - Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202551276408por
Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202551276408por
e276408E
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551276408E
Errata para artigo: Monitoria acadêmica a universitários com necessidades educacionais específicas (NEE): desafios atuais
e282593E
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282593Een
Errata - Esta errata corrige o artigo: Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Esta errata corrige: 10.1590/S1678-4634202248231821eng
António Rochette Cordeiro
e231821Ee
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551231821Ee
Ver Todas as Edições
Idioma
English
Español
Português