Educar, uma profissão impossível - dilemas atuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i7p139-150Palavras-chave:
Educação, violência, escola, individualismo, racionalidade, encontroResumo
Este artigo toca num dilema crucial da educação nos dias de hoje - a violência -, problematizando qual seria o papel da escola - um dos últimos redutos do conviver, nesta sociedade marcada pelo individualismo - na produção da violência ou na tentativa de pacificação das relações humanas. A autora destaca que a racionalidade, na qual a educação tenta se apoiar cada vez mais para negar-se como profissão impossível, fracassa em governar as almas e as relações subjetivas, não podendo prever inteiramente o destino humano, entregue sempre ao acaso e aos encontros.Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.