Por entre fronteiras de uma pedagogia que pauta a educação pelas artes gingando saberes e práticas populares
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85149Palavras-chave:
Educação, Diversidade, Pedagogia da Fronteira, Estética da GingaResumo
Algumas propostas educativas vêm refletindo sobre conceitos que deveriam nortear a formação acadêmica, assim como as práticas educativas na sociedade. O objetivo desse texto é expor alguns aspectos das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Artes, Linguagens e Subjetividades, da Universidade Federal de Pelotas, em compromisso com a Pedagogia da Fronteira e a Estética da Ginga, apresentando a proposta de nossas ações com o Programa de Educação Tutorial Fronteiras: Saberes e Práticas Populares. Acreditamos que, quanto mais adentrarmos no âmbito das práticas discursivas que representam a diversidade, mais estaremos nos capacitando para enfrentar as lacunas existentes em termos dessa produção específica. Portanto, ressaltamos que nossas ações representam abordagens diferenciadas das tradicionalmente empregadas, onde as artes se consolidam como nosso campo de atuação, contato e reflexão para estimular grupos sociais, comumente afastados da percepção de sua atuação na sociedade, a perceberem seus potenciais, valores, importância e capacidade de mudanças de paradigmas socais.Downloads
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