O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações

Autores

  • Fabiana Cristina Komesu Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo
  • Adriana Fischer Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493

Palavras-chave:

Letramento. Letramento acadêmico.

Resumo

Embora o termo “letramentos acadêmicos” tenha sido originalmente desenvolvido visando ao estudo de letramentos em nível superior, o conceito também se aplica ao período da pré-escola ao ensino médio. Uma perspectiva dos letramentos acadêmicos concebe leitura e escrita como práticas sociais que variam segundo contexto, cultura e gênero (Barton; Hamilton, 1998; Street, 1984, 1985). As práticas de letramento de disciplinas acadêmicas podem ser entendidas como práticas sociais variadas associadas a diferentes comunidades. Além disso, uma perspectiva dos letramentos acadêmicos também leva em consideração letramentos não diretamente relacionados a temas e disciplinas, mas a discursos institucionais mais amplos e a gêneros. Do ponto de vista do estudante, um traço dominante das práticas de letramento acadêmico é a exigência de mudança de estilo de escrita e gênero segundo contexto. O objetivo é dispor de modo conjunto de práticas de letramento apropriadas a cada cenário e lidar com sentidos sociais e identidades que cada prática evoca.

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Biografia do Autor

  • Fabiana Cristina Komesu, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo
    Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
  • Adriana Fischer, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina
    Centro de Educação

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Komesu, F. C., & Fischer, A. (2014). O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia E Linguística Portuguesa, 16(2), 477-493. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493