O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493Palavras-chave:
Letramento. Letramento acadêmico.Resumo
Embora o termo “letramentos acadêmicos” tenha sido originalmente desenvolvido visando ao estudo de letramentos em nível superior, o conceito também se aplica ao período da pré-escola ao ensino médio. Uma perspectiva dos letramentos acadêmicos concebe leitura e escrita como práticas sociais que variam segundo contexto, cultura e gênero (Barton; Hamilton, 1998; Street, 1984, 1985). As práticas de letramento de disciplinas acadêmicas podem ser entendidas como práticas sociais variadas associadas a diferentes comunidades. Além disso, uma perspectiva dos letramentos acadêmicos também leva em consideração letramentos não diretamente relacionados a temas e disciplinas, mas a discursos institucionais mais amplos e a gêneros. Do ponto de vista do estudante, um traço dominante das práticas de letramento acadêmico é a exigência de mudança de estilo de escrita e gênero segundo contexto. O objetivo é dispor de modo conjunto de práticas de letramento apropriadas a cada cenário e lidar com sentidos sociais e identidades que cada prática evoca.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Komesu, F. C., & Fischer, A. (2014). O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia E Linguística Portuguesa, 16(2), 477-493. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493