A pontuação enunciativa e as instâncias narrativas em textos infantis de diferentes gêneros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v18i2p357-389Palavras-chave:
Aquisição da Linguagem. Interacionismo. Pontuação enunciativa. Instâncias narrativas.Resumo
Este artigo parte de uma perspectiva interacionista em Aquisição da Linguagem para investigar o uso de sinais de pontuação enunciativos em notícias, relatos de experiência e contos produzidos por uma garota, buscando evidenciar o seu papel na configuração das instâncias narrativas. O corpus é constituído de textos produzidos dos 6 aos 10 anos em ambiente escolar e doméstico e a análise alia o quantitativo ao qualitativo. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, em todos os gêneros diversifica-se e intensifica-se o uso desses sinais, com implicações na configuração do narrador e do personagem. Além disso, parte deles indica o retorno da criança sobre o seu dizer, caracterizando uma posição de escuta, que se relaciona à instância autor.Downloads
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