Formação do professor e representações sociais de língua(gem): por uma lingüística implicada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p439-449Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Análise lingüística, Formação de professores, Lingüística, Lingüística aplicada.Resumo
Este texto discute o impacto recente dos estudos lingüísticos na formação e atuação de professores da educação básica, focalizando, sobretudo, o tratamento dado às práticas deleitura, de escrita e de análise lingüística nesse contexto. A reflexão aqui desenvolvida se desdobra em duas frentes: na primeira delas, procuro relacionar os avanços do campo da
lingüística às transformações sociais; em seguida, trato das mudanças que se fazem necessárias na formação inicial e continuada de professores a fim de que possamos imprimir, na educação básica, uma formação lingüística crítica.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-08-02
Edição
Seção
Artigos (Seção Temática)
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Matencio, M. de L. M. (2006). Formação do professor e representações sociais de língua(gem): por uma lingüística implicada. Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 439-449. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p439-449