Formação do professor e representações sociais de língua(gem): por uma lingüística implicada

Autores

  • Maria de Lourdes Meirelles Matencio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p439-449

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Análise lingüística, Formação de professores, Lingüística, Lingüística aplicada.

Resumo

Este texto discute o impacto recente dos estudos lingüísticos na formação e atuação de professores da educação básica, focalizando, sobretudo, o tratamento dado às práticas de
leitura, de escrita e de análise lingüística nesse contexto. A reflexão aqui desenvolvida se desdobra em duas frentes: na primeira delas, procuro relacionar os avanços do campo da
lingüística às transformações sociais; em seguida, trato das mudanças que se fazem necessárias na formação inicial e continuada de professores a fim de que possamos imprimir, na educação básica, uma formação lingüística crítica.

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Publicado

2006-08-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Matencio, M. de L. M. (2006). Formação do professor e representações sociais de língua(gem): por uma lingüística implicada. Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 439-449. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p439-449