Concepção(ões) de texto em contexto de EaD semipresencial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v15i1p305-333Palavras-chave:
Escrita, universitário, educação a distânciaResumo
A exemplo do que propõe Corrêa (2011) na investigação de textos produzidos por universitários e pré-universitários em duas diferentes situações de avaliação, procuro, neste trabalho, aproximar aspectos “ocultos” no ensino de escrita na universidade (Street, 2009) de reflexões produzidas no âmbito dos estudos da linguagem, em particular, aquelas propostas por Voloshinov/Bakhtin (s/d: 1926) no que se refere à noção de “presumido social”. Interessa-me, de maneira particular, investigar concepção(ões) de texto em contexto digital, por meio do estudo de recursos semióticos atualizados na produção do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. O conjunto do material é formado de 29 (vinte e nove) textos produzidos por alunos do Curso Pedagogia semipresencial da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), disciplina “Educação e Linguagem”, no ano de 2010. A análise, de cunho qualitativo, procura mostrar que, do ponto de vista da instituição, há prevalência de aspectos estruturais e procedimentais nas instruções para realização da proposta da atividade; do ponto de vista do universitário, observa-se que a produção é caracterizada por concepção tradicional de texto, reconhecida, principalmente, por texto verbal escrito, embora a proposta priorizasse relação entre linguagem verbal e não verbal. Do ponto de vista dos estudos linguístico-discursivos, proponho refletir sobre uma concepção de texto que privilegie a integração entre múltiplas semioses, considerando-se o caráter de interlocução sócio-histórica estabelecido com enunciados alheios.
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