Geografia da modernidade e geografia da pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123344Palavras-chave:
Geografia, modernidade, pós-modernidade, ciência, hermenêuticaResumo
Este trabalho refere-se aos diferentes enfoques epistemológicos que a Geografia assume nestes dois momentos civilizatórios. Parte-se desde os paradigmas impostos pela filosofia positivista e as formas de análise teóricos que se exigiam da Geografia (sr universal e geral em seus conteúdos), até os novos enfoques da relação sujeito-objeto, que admitem o único e o excepcional. A aproximação do sujeito e do objeto permite pluralidades de enfoques e também de interpretações, ao que se dá por denominação de ciência pós-moderna. Ao longo da exposição do trabalho procura-se ver os estudos geográficos inseridos numa visão hermenêutica e aceitando novas interpretações entre o local e a totalidade.
Downloads
Referências
BALLESTEROS, Aurora Garcia (ed). G eografia y Humanismo. Barcelona, Oikos-Tau, 1992.
BETTANINI, Tonino. Espaço e Ciências Humanas. Trad. Liliana Laganá Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1982.
CASULLO, Nicolás. "Modernidad, biografia del ensueño y la crisis" In: Casullo, N. (organiz.): El Dabate M odernidad Pós-Modernidad. Buenos Aires, Punto Sur Edit. 1989.
CHAUI, Marilena. Raça e Cultura. Aula Inaugural FFLCHUSP, São Paulo, 1993.
DOLLFUS, Olivier. O Espaço Geográfico, trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo, Difusão Européia do Livro. 1972, coleção Saber Atual.
GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. 2 edic., São Paulo, Edit. UNESP, 1991.
HARVEY, David. Condição Fós-Moderna. 2 edic. São Paulo, Edic. Loyola, 1989.
HIRANO, Sedi. Formação da Sociedade Moderna no Brasil. Texto de sistematização crítica apresentado à FFLCH para obtenção do Título de Livre Docência em Sociologia. São Paulo, 1991.
QUAINI, Massino. A Construção da Geografia Humana. trad. Liliana Laganá. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1995.
LEMOS, A. I. Geraiges de. A Metropolização nos Países do Terceiro Mundo. Prova de Erudição para a obtenção do título de Professor Titular em Geografia. FFLCH-USP, nov. de 1997.
LEMOS, A.I. Geraiges de. Em Busca de Movos Paradigmas no Estudo do Urbano: a metrópole. In: Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro (S.P.), 1991, vol.21,n. 42.
LEMOS, A. I. Geraiges de. Formação Sócio-espacial e Lugar como mediação: "As Paisagens do Nordeste na Cidade de São Paulo" In: Revista do Departamento de Geografia -FFLCH-USP-, ano 1997 n.12.
LEMOS, A.I. Geraiges de. Modernidade e Metrópoles Latino-Americanas: Rio de Janeiro e Buenos Aires. Tese de Livre Docência apresentada ao Dep. de Geografia, FFLCH-USP, 1996 (mimeog.)
PRADO JUNIOR, Caio. "Teoria Marxista do Conhecimento e Método Dialético Materialista" In: Seleção de Textos, Associação dos Geógrafos Brasileiros, São Paulo, 1979, n 6.
SANTOS, Milton. For Uma Geografia Mova. São Paulo, Hucitec-EDUSP, 1978.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo. Globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo, Hucitec. 1994.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a Uma Ciência Pós-Moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.
SANTOS, Boaventura de Souza. "Um discurso sobre as ciências na transposição para uma ciência pósmoderna" In: Revista de Estudos Avançados. USP, maio/agosto 1988, vol.2,n 2, p. 46-71.
SOJA, Edward. W. Geografias Pós-Modernas. Reafirmação do Espaço na Teoria Social Crítica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. 2 edic., Petrópolis, Vozes, 1994.
VATTINO, G e Outros. En torno a la Fosmodernidad. Barcelona, Anthopos, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Amalia Inés Geraiges de Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).