Imaginário, Espaço e Discriminação Racial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123823Palavras-chave:
Imaginário, Arquétipo Espacial, territorialidade, tempo-espaço. Ocidente, etnocentrismo, tempo linear e progressivo, espaço artificial, supressão do espaço, mitologia ocidental, semiologia, cartografia do imaginário, espaço simbólico, exclusão espacialResumo
O texto assinala os vínculos existentes entre o espaço, tanto nas suas dimensões concretas quanto nas imaginárias, com a questão da discriminação racial, articulando ambas temáticas por sua vez com a relação mantida entre as sociedades e a natureza. Para além da localização do racismo exclusivamente em nível da concretude social, o ensaio busca evidenciar, pois uma cartografia e a uma geografia imaginária, entendida como matriz para a revivificação e/ou ressemantização de dinamismos espaciais excludentes. Neste contexto, a eclosão de uma interpretação linear e progressiva do tempo social, firmada na supressão do espaço pelo tempo, uma inferência entendida neste material como específica à modernidade, é vista como básica para a origem de formas genuinamente racistas de discriminação. Por conseguinte, o racismo seria pertinente exclusivamente ao padrão civilizatório ocidental e a nenhum outro. A discriminação racial seria resultante de uma civilização que suprimiu o espaço em função do tempo, processo este articulado com a negação do outro e das pulsões da natureza. Por fim, o texto busca esclarecer a respeito das conseqüências da discriminação e sobre a reconstrução das diferenças, tais como estas se especificam no contexto da GlobalizaçãoDownloads
Downloads
Publicado
17-12-2003
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
WALDMAN, Maurício. Imaginário, Espaço e Discriminação Racial. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 7, n. 2, p. 45–63, 2003. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123823. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123823.. Acesso em: 25 abr. 2025.