O circuito rap “indé” em Paris: dinâmicas socioterritoriais e mensagem ultramar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.97502Palavras-chave:
Rap ‘indé’, Paris, Dinâmicas Socioterritoriais, Circuitos da Economia Urbana, Lugar.Resumo
Aborda-se o circuito rap independente em Paris, o chamado “rap indé”, produção musical da cultura hip hop, constituída por materialidades e fluxos dinamizados por agentes cujas raízes estão em territórios ultramarinos. Lançando mão de um levantamento documental e bibliográfico, e, de uma série de entrevistas e visitas técnicas, problematiza-se a relação do hip hop com o lugar, e propõe-se uma análise do rap indé a partir da teoria dos circuitos da economia urbana nos países subdesenvolvidos. Observa-se que o circuito indé, fortalecido na Île-de-France, sobretudo desde meados dos anos 1990, mobiliza toda a região, tendo em Clignancourt, importante lugar de encontro e articulação. Sua produção dá-se em estúdios e selos de menor porte, caracterizando-se ainda por pequenas espessuras ligadas aos eventos musicais, e, divulgação e comercialização alternativas aos grandes circuitos da economia. Trata-se de um estudo buscando alternativas para pensar os modos de se analisar, a partir da música, as dinâmicas socioterritoriais na cidade contemporânea.
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